O que significa Jitter no teste de velocidade?

O que significa Jitter no teste de velocidade de internet? Atualmente, tornou-se cada vez mais importante ter uma conexão rápida e segura, a qual permita navegar na internet para trabalhar, usufruir de sistemas inteligentes, pesquisas, entre outras atividades, sem dificuldades. Desse modo, uma conexão de qualidade é essencial, no entanto, quando a mesma é testada, podem aparecer alguns sinais que indicam problemas, como é o caso do Jitter.

Confira aqui neste artigo, o que significa Jitter no teste de velocidade e como resolver o problema para ter uma conexão segura e rápida.

Jitter no teste de velocidade?

painel-teste-de-velocidade
Fonte: copeltelecom.com

Jitter não é um termo muito conhecido, por isso, quando aparece no teste de velocidade de internet causa curiosidade e preocupação. Apesar de não ser conhecido, deve se ter em mente que o termo está relacionado a transferência de arquivos do servidor para o computador.

Para quem deseja saber o que significar Jitter no teste de velocidade, o termo é utilizado para denominar o atraso que acontece na transferência de arquivos, diminuindo a qualidade da conexão de internet.

Normalmente, este atraso costuma ocorrer devido ao fato de os dados do servidor estarem sendo enviados para um dispositivo externo, quando os mesmos também são enviados para o computador, o que resulta em um Jitter.

Nesse caso pode acontecer a falha de downloads, corromper arquivos, perda, entre outros.

Por que o Jitter aparece no teste de velocidade?

jitter-teste-de-velocidade
Fonte: copeltelecom.com

Como mencionado, o Jitter aparece quando há atrasos na transferência de dados entre servidores e computadores, mas para ser mais detalhado, isso acontece devido o envio de muitos arquivos de uma vez, o que faz com que haja um esforço maior para o carregamento de todos ao mesmo tempo, o que impede o carregamento completo de cada um, atrasando a qualidade da conexão.

O que acontece quando o Jitter aparece é que os arquivos estão ficando para trás e outros demoram mais do que o normal para serem transferidos, afetando a qualidade da rede de internet.

Verificar e se atentar ao Jinter é importante para não ser afetado e entrar em contato com o provedor de internet para solucionar a situação.

O Jitter é prejudicial para conexão de internet?

Mesmo que o Jitter signifique o atraso da rede, o mesmo não é completamente prejudicial, já que há momentos em que não ocasionam atrasos na rede e nem atrapalham o processo de transferência de seus arquivos.

O Jitter não é prejudicial para conexão da internet quando estiver abaixo de 30ms, no caso em que a perda de pacote for inferior a 1% e quando a latência estiver menor que 150ms.

No entanto, mesmo que existam essas situações não prejudiciais, o ideal é que a taxa de esteja inferior a 20ms, para garantir que não afete o desempenho da conexão e aumente os números no futuro necessitando de soluções mais custosas.

Por que é importante fazer um teste de velocidade de internet?

O teste de velocidade de internet indica se a sua conexão possui algum problema que afete o desempenho da mesma, auxiliando na identificação de falhas para que sejam resolvidas o mais breve possível.

Ao detectar qualquer problema que afete o desempenho de sua rede, você pode contatar o provedor de internet para intervir e solucionar o caso.