5 dicas para vendas via WhatsApp CRM
No Brasil, vendas via WhatsApp se tornou vital para empresas de todos os tamanhos, sobretudo as pequenas. Para quem estuda o mercado, isso não é nenhuma surpresa.
Estudos recentes apontam que o aplicativo de mensagens está presente em 99% dos smartphones ativos no país. Além disso, 93% dos entrevistados informaram que o utilizam todos os dias.
Com tamanha penetração, independentemente do gênero, idade e classe social, o WhatsApp é, hoje, uma das melhores ferramentas de vendas disponíveis no mercado. Por isso, algumas empresas já até utilizam um CRM para ampliar o alcance das operações.
Este software auxilia os departamentos de marketing e vendas a promoverem um melhor relacionamento com o cliente. Além disso, todas essas interações ficam gravadas em um único sistema. Portanto, ao acessarem esses dados, as empresas têm a oportunidade de criarem estratégias de vendas muito mais eficazes.
Abaixo, em destaque, estão 5 dicas para vendas via WhatsApp
1 – WhatsApp Business.
A versão original do WhatsApp é muito conhecida. Afinal, o aplicativo já ultrapassou a marca de mais de 2 bilhões de usuários em todo mundo. Essa popularidade levou o Facebook, proprietário do aplicativo, a desenvolver uma versão exclusiva para empreendedores. Ideal para realizar negócios, o WhatsApp Business torna as empresas mais acessíveis aos clientes.
Isso porque esta versão apresenta funções muito pertinentes para quem gerencia um negócio. Por meio dele, é possível criar um catálogo para apresentar produtos ou serviços. Nele, a empresa pode destacar dados importantes, como o preço, imagens e a descrição dos produtos.
Dessa forma, com o catálogo pronto, é muito mais fácil compartilhá-lo usando-o e aumentar as vendas via WhatsApp. Além disso, os clientes já existentes podem compartilhar este mesmo catálogo com os amigos e familiares, o que elevam as chances de conversão.
Administrar os diversos contatos do WhatsApp Business via CRM é muito mais simples e tem uma vantagem significativa: a conquista de clientes em potencial.
2 – Captação de leads.
Quando o WhatsApp Business está integrado ao CRM, uma empresa tem a oportunidade de proporcionar uma apresentação muito mais profissional para o cliente. Afinal, como toda conta é verificada, a pessoa interessada no produto ou no serviço tem a certeza de que se trata de um negócio de verdade, e não de uma fraude.
O que gera maior confiança no público. Ao conversarem com a empresa, esses clientes podem confirmar informações importantes no perfil, como o endereço e o e-mail para o contato. Entretanto, profissionais que usam um software de CRM tem um benefício a mais.
Quem administra um negócio de vendas pelo WhatsApp sabe o quanto é comum pessoas interessadas no produto ou no serviço realizarem algumas perguntas. No mercado, esses clientes em potencial são chamados de leads.
Conquistá-los é muito importante para qualquer empreendimento. Afinal, eles podem ser a garantia de uma renda extra no futuro. Por isso, os mais avançados softwares de CRM são programados para os cadastrarem no sistema assim que eles realizam o primeiro contato.
Dessa forma, a empresa já tem acesso a dados como o nome e e-mail do cliente. Por meio deles, é muito mais fácil promover a relação com esses leads e iniciar a prospecção de vendas.
3 – Análise das ações das equipes.
Caso um negócio utilize várias equipes para realizar as vendas pelo WhatsApp, o CRM possibilita a visualização do desempenho de cada integrante. Além disso, os gestores têm acesso a um painel personalizado, que indica o número de leads, metas, atividades, entre outros dados.
Dessa forma, eles podem analisar o histórico de leads, e ver quais deles têm maior potencial para gerar resultados. Por outro lado, baseado na performance dos vendedores, esses gestores podem ajudá-los a efetivar novas vendas.
O CRM permite ainda que os gestores programem tarefas para a equipe, como realizar o contato com um lead, por exemplo. Assim, a empresa está sempre atenta a novas oportunidades de vendas.
4 – Chatbot.
Com o chatbot para WhatsApp, criado a partir de um CRM, empresas iniciantes ou pequenas podem vender 24 horas e 7 dias por semana. Afinal, esses assistentes virtuais, baseados em inteligência artificial, estão prontos para responder às perguntas mais frequentes dos clientes.
Além disso, para desenvolvê-los, não são necessários conhecimentos em programação. Como eles estão prontos para empreender trabalhos repetitivos, isso permite que os integrantes da equipe ganhem mais tempo para ter foco em projetos mais relevantes da empresa.
5 – Botões/Webforms.
Nem sempre o primeiro contato do cliente com uma empresa é via WhatsApp. A pessoa interessada no produto ou no serviço pode acessar, em uma primeira oportunidade, o site da empresa. Por isso, com o CRM, é possível criar formulários da web para captar esses clientes.
Além da oportunidade de armazenar dados como nome, telefone e e-mail do cliente, a empresa pode criar ainda um botão de WhatsApp. Dessa forma, basta que o cliente dê um clique nele para começar um bate-papo com um vendedor ou até mesmo com um chatbot.
Esses botões que conectam os clientes ao WhatsApp Business das empresas podem ser ainda utilizados em outras redes sociais, como o Facebook, por exemplo.
Leia também 4 dicas de propaganda WhatsApp que ajudam no tráfego