5 dicas para melhorar a velocidade da sua conexão!
Você tem enfrentado problemas com a velocidade da sua internet ultimamente? Pois saiba que, no geral, eles podem envolver diversos fatores: às vezes a dificuldade está ligada ao equipamento, as ferramentas de transmissão, sua localização, fatores ambientais ou até mesmo o plano contratado na operadora.
Por esse motivo, quando há falhas na estabilidade da conexão, é importante analisar todos esses aspectos para entender quem é o culpado da vez. Afinal, principalmente em um contexto de ampliação das atividades remotas, conexões instáveis certamente gerarão certos gargalos, atrapalhando grandes projetos.
Se, após alguns testes de velocidade da internet, você percebeu que há algo de errado por aí, o artigo abaixo tem tudo para te ajudar. Nele, abordaremos em detalhes os principais pontos de atenção nesse momento, além de dicas para navegar com rapidez. Leia mais!
Como melhorar a velocidade da sua conexão? Dicas essenciais!
Veja se os equipamentos estão em dia
O primeiro passo é olhar os equipamentos que você está utilizando para se conectar. No caso dos celulares, é importante saber se a frequência da rede está compatível com seu modelo. Para identificar se a conexão se mantém estável, vale acessar as configurações do aparelho e avaliar a potência do sinal.
Já no caso dos notebooks, é preciso tomar um cuidado extra: os receptores de conexão mais recentes não costumam gerar problemas, mas, caso seu aparelho seja mais antigo, é possível que ele não esteja recebendo toda a qualidade do sinal da internet. Como consequência, a velocidade é reduzida.
O terceiro equipamento ao qual você deve se atentar é o próprio roteador. Veja se ele está bem posicionado, se as antenas podem reproduzir o sinal para todo o ambiente e se não há barreiras físicas – como paredes ou móveis e até outros aparelhos eletrônicos – que causam interferência.
Outro problema comum é que os roteadores são desgastados com o tempo e aparelhos mais antigos deixam de ser compatíveis com as novas velocidades de internet.
Então, mesmo que você tenha um bom plano de banda larga, nem sempre seu roteador poderá transmitir os dados de forma tão rápida. Isso acarreta um desperdício de velocidade da internet e instabilidade da conexão. Por isso, caso seu equipamento seja muito antigo, talvez esteja na hora de trocá-lo.
Tome cuidado com programas instalados
Aproveitando o momento de conferir os aparelhos, outro detalhe relevante são os aplicativos que você tem instalados. Isso porque, seja nos aparelhos móveis ou computadores, existem softwares que utilizam muito de sua conexão.
Geralmente são os programas que fazem transmissão de imagens e vídeos, que, por sua vez, utilizam muito da banda larga da rede. E tome cuidado: muitos desses aplicativos continuam usando a rede mesmo em segundo plano. Essa transmissão de dados, ainda que pequena, faz com que sua conexão seja comprometida.
Escolha um bom antivírus
Você sabe como está seu antivírus? Esses programas são fundamentais para a segurança na web, mas também podem ser os responsáveis pela falta de velocidade da conexão.
Para melhorar a sua, é importante ver se o programa não está bloqueando as páginas que você pretende abrir. Muitas vezes, mesmo que o link seja seguro, ele é sinalizado como perigoso por não seguir totalmente as diretrizes do antivírus. Então, apesar de ser uma ferramenta muito útil, pode acabar fazendo com que uma página não carregue.
Ao mesmo tempo, um computador sem antivírus está mais sujeito a malwares. Essas invasões utilizam seu equipamento para coletar os dados, além de consumirem banda larga enquanto quebram sua segurança digital.
Sendo assim, não deixe de instalar um antivírus, mesmo que seja necessário sinalizar as páginas seguras de vez em quando.
Compreenda os plugins e suas desvantagens
Sabe todos aqueles plugins que você instala para melhorar a navegação? Eles também são responsáveis por consumir a banda larga. Como estão sempre transmitindo dados sobre sua navegação, também fazem parte do consumo de internet diário.
Portanto, caso sua conexão não esteja potente o bastante, vale a pena desativá-los, ainda que temporariamente. Assim, você poderá reativá-los aos poucos e testar quais funcionam melhor sem comprometer a rede.
Não se esqueça da limpeza
Além da limpeza nos plugins do navegador, é fundamental se livrar de arquivos desnecessários. São arquivos como histórico de buscas, caches de navegação e até mesmo pastas e programas que não são mais utilizados. Isso faz com que o dispositivo seja mais veloz e também impacta a velocidade da internet.
Limpando seu dispositivo periodicamente, você evita o acúmulo de dados inúteis que impedem uma navegação confortável.
E então, o artigo acima foi útil de alguma forma? Aliás, já que está por aqui, que tal conferir algumas dicas para garantir sua segurança na internet? Acesse agora nosso artigo sobre o tema!