Atualização de software: o que é e por que você não deve ignorar
Entenda a importância de manter os softwares sempre atualizados
Muitos usuários não se atentam para solicitações de atualização de softwares em seus computadores, notebooks e celulares. Como outros produtos de tecnologia, softwares e aplicativos precisam ser atualizados com novas versões para corrigir antigas falhas e otimizar a usabilidade.
Aqui vamos mostrar o que pode acontecer se você não atualizar os seus softwares sempre que for possível. E também vamos apontar os principais benefícios de manter os programas e aplicativos sempre atualizados.
Qual é a importância da atualização de softwares?
Assim como as atualizações de sistemas operacionais em smartphones e computadores, as atualizações de softwares e aplicativos surgem para corrigir falhas, garantir a segurança e melhorar o fluxo de trabalho do usuário.
Por isso é importante manter os softwares sempre atualizados, evitando pular ou rejeitar os pedidos de atualização. Em alguns poucos minutos, o seu computador e smartphone pode ficar muito mais produtivo e seguro.
Confira abaixo alguns dos principais benefícios de manter os softwares sempre atualizados:
Correção de falhas
As atualizações de software sempre trazem consigo informações e tecnologias que ajudam a corrigir falhas de antigas versões. Isso faz com que o software se torne menos vulnerável e tenha um melhor desempenho.
Proteção contra malwares
Malwares são espécies de vírus que podem entrar no sistema por conta de uma ação do usuário, sendo muito comuns nos golpes de phishing. Com os softwares atualizados, esses malwares encontrarão dificuldades para acessar arquivos e se abrigar em programas.
Proteção contra roubo de dados
Um software atualizado também dificulta a ação de criminosos para o roubo de dados. Em muitos destes programas, nós deixamos informações pessoais, bancárias, fiscais, licenças e outros dados importantíssimos para a nossa segurança. Por isso, mantê-los atualizados é uma forma de deixar essas informações em segurança.
Como um software desatualizado pode prejudicar o desempenho do PC/celular?
Manter softwares desatualizados por um longo tempo, rejeitando a instalação de novas atualizações pode trazer diversos problemas. Confira alguns deles abaixo:
Perda de dados
Quando um software está desatualizado, ele não consegue atingir o melhor desempenho e isso pode causar a perda de dados por conta de erros no backup de arquivos. A atualização do programa pode trazer melhorias para corrigir esses erros.
Bugs no sistema operacional
Outro problema bastante comum em softwares desatualizados é o aparelho de “bugs”, que são erros no sistema do programa. A falha em um único recurso pode invalidar todo o processo.
Uma ação precisa de uma série de microações para acontecer e quando algumas destas não acontecem, os bugs aparecem. Isso faz com que os programas não consigam executar suas funções, além de causar travamentos.
Maior vulnerabilidade a ataques virtuais
Ter softwares desatualizados no PC ou no celular também facilita a invasão de cibercriminosos. Softwares desatualizados são mais vulneráveis a ataques virtuais. Muitos vírus aproveitam a falta de atualização para se infiltrar de maneira silenciosa no sistema.
Incompatibilidade com outros sistemas e softwares
A tecnologia avança a todo momento e com isso sempre surgem novas necessidades em sistemas. E as atualizações de softwares também são fundamentais para acelerar a adoção de novos recursos.
Com isso, a falta de atualização pode acabar gerando incompatibilidade entre sistemas. Dessa maneira, o programa pode deixar de funcionar em um PC ou celular simplesmente por não estar atualizado. As atualizações o tornam compatível com sistemas operacionais mais avançados.
A atualização de software é uma ação cotidiana que busca oferecer mais segurança e desempenho para os usuários. Por isso, sempre que for pedido faça a atualização dos softwares do seu computador ou smartphone.
Essa será uma forma de coibir ataques virtuais, proteger seus dados e ter um bom desempenho para usar a máquina com toda a potência possível. Busque ficar por dentro das atualizações e nunca as rejeite. Perder alguns minutos em atualizações pode evitar perder dados e colocar sistemas em risco.+