Brasil vence FIFAe Nations Cup 2022™ – O Brasil está se tornando uma potência dos e-sports?
Não é segredo para ninguém que os esportes, assim como os jogos de videogames, representam uma paixão nacional dos brasileiros.
Conseguir unir essas duas paixões de alguma forma é conseguir unir o útil ao agradável, e talvez por isso o país tenha se destacado muito nos últimos tempos quando o assunto são os e-sports, uma modalidade que, de forma resumida, acaba por profissionalizar as sessões de jogos online de uma forma muito séria, que envolve muitos países ao redor do mundo.
Para entrar no universo dos e-sports, a boa notícia é que o processo pode ser considerado muito simples: basta que o usuário, para começar a jogar o game de sua eleição, escolha um bom nick para jogos — lembre-se que este será o cartão de visitas e a sua primeira impressão.
Além disso, caso você se torne um jogador de sucesso no futuro, o que é uma possibilidade real, tendo em vista que todos começaram do zero, este apelido vai ser provavelmente a forma como você será conhecido. Parece simples, certo? Acompanhe mais detalhes sobre o futuro promissor do Brasil neste universo!
Desenvolvimento da tecnologia
As competições em torno dos jogos não surgiram hoje. Qualquer pessoa que tenha crescido com primos ou amigos sabe que os campeonatos de Street Fighter eram muito comuns nos fliperamas. No entanto, o desenvolvimento tecnológico possibilitou que pessoas competissem em lugares diferentes, com pessoas diferentes.
Foi meio caminho andado para surgir com força a modalidade de e-sport que hoje tem proporcionado eventos no país com orçamentos milionários. O que os eventos têm em comum? Reúnem os melhores jogadores de determinados jogos.
A boa notícia é que o Brasil como um todo acolheu bem a modalidade e democratizou-a, nos mais diferentes tipos de jogos, desde os tradicionais jogos de tiro, como Counter Strike, até o Fifae Nations Cup, que fez com que o Brasil trouxesse o esperado título de campeão para casa recentemente — o que incentiva ainda mais o investimento nesse tipo de e-sport. Para além do orgulho da conquista do título, a equipa brasileira campeã ainda levou para casa uma quantia em dinheiro considerável.
Investimento em e-sports
O universo gamer só cresce a cada ano, abraçando cada vez mais algumas questões importantes para a sociedade, como a diversidade. Desta forma, ao invés de nadar contra a corrente pessimista que associa os jogos à perda de tempo ou coisas do gênero, o país tem se mostrado como um grande incentivador dessas novas modalidades.
Já não é tão estranho assim aos ouvidos das pessoas ouvir por aí que alguém é gamer por profissão, pelo contrário, em muitos casos, esses jogadores são formados, passam por cursos de estratégia e muito mais para conseguirem bons resultados naquilo que se propõem a fazer.
Finalmente cai um estereótipo que se formou há muito tempo na mente dos brasileiros, e o resultado dessa ascensão não poderiam ser melhores: o Brasil tem se afirmado cada vez mais em diferentes jogos da modalidade, prometendo não facilitar a vida dos atletas de e-sports de outros países que também são uma grande potência no assunto, como os Estados Unidos e a Coreia.