Sobral registra mais de 1,1 mil demissões e é o município do interior do Ceará que mais demitiu funcionários
Em fevereiro, a cidade de Sobral registrou mais de 1,1 mil demissões e lidera o pior resultado no mercado de trabalho das cidades do interior do Ceará.
Um número alarmante comparado a outras cidades do interior. Afinal, a segunda cidade com maior registro de demissões foi Jijoca de Jericoacoara, com 113 pessoas demitidas.
Mercado de trabalho em crise em Sobral
O maior número de desligamentos aconteceu no setor industrial da cidade de Sobral no Ceará. No entanto, os funcionários do comércio também sofreram com as demissões.
Segundo estatísticas, foram 450 mulheres e 675 homens demitidos na cidade. No mês de janeiro, a cidade urbana, Fortaleza, registrou 1.547 pessoas que perderam o emprego.
Ceará é líder da menor taxa de desemprego do Nordeste
Enquanto Sobral sofreu com mais de 1 mil demissões em janeiro deste ano, o estado do Ceará teve a menor taxa de desemprego no quarto trimestre de 2022 no Nordeste.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego do Ceará foi de 7,8% no quarto trimestre de 2022. Em média, foram 343 mil desempregados, sendo 69 mil a menos que no ano anterior. Além disso, registrou o menor número desde o ano de 2014.
Os setores que lideram atividades no estado são:
- Agricultura: 41 mil postos de trabalho;
- Indústria: 29 mil;
- Informação, comunicação, atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas: 27 mil.
Segundo o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, Vladyson Viana, esse resultado é decorrente do esforço do Governo do Estado em criar políticas públicas de apoio ao empreendedorismo e emprego.
Assim como a recuperação da economia nacional, que vem sendo retomada desde 2020, quando sofreu o maior impacto causado pela pandemia, os resultados vêm sendo graduais, porém constantes.