Após semana de chuvas intensas, Ceará deve ter redução no volume nos próximos dias
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) as chuvas intensas no Ceará terão uma trégua nos próximos dias.
Várias cidades do Ceará vêm sofrendo com os estragos pelas chuvas intensas. São centenas de pessoas alocadas em abrigos, porque perderam suas casas para a água.
Previsão é de chuvas isoladas no Ceará
Para o dia de hoje, sexta-feira, a precipitação de chuva pode se concentrar no Sertão Central, Inhamuns e Ibiapaba. No sábado a previsão é de chuva isolada em todas as macrorregiões, mas grande parte do estado deverá ter céu parcialmente nublado.
De acordo com a Funceme, a redução de chuva no Ceará se deve a efeitos locais, como a disponibilidade de temperatura e umidade, sistema de brisa e relevos.
Segundo dados da Funceme, no início da semana choveu em 162 cidades, enquanto que entre quarta e quinta-feira foram em apenas 88.
Chuvas no Ceará causam estragos
Na última quinta-feira, dia 23 de março, quatro cidades cearenses tiveram chuvas acima de 50mm no período da manhã e à tarde. A cidade de Umirim registrou o maior volume de chuva do estado no dia de ontem.
Várias cidades do estado do Ceará tiveram alagamentos, enchentes e deslizamentos com registro de morte. Além disso, centenas de pessoas que moram em áreas de risco foram orientadas a deixar suas casas. Grande parte dos desalojados foram abrigados em prédios públicos dos municípios.
No final de semana passado, dias 18 e 19, pelo menos 6 municípios do estado decretaram estado de emergência após as chuvas intensas nas regiões. São elas:
- Guaramiranga;
- Itapipoca;
- Missão Velha;
- Aratuba;
- Uruburetama;
- Altaneira;
- Antonina do Norte;
- Itapajé.
Na cidade de Aratuba, as fortes chuvas causaram três mortes em deslizamentos e várias pessoas foram orientadas a se retirar de suas residências. Já no município de Uruburetama, os barramentos de água se romperam e causaram alagamentos.
Imagem: Reprodução / Funceme.br