Ceará já registrou chuva de 290 milímetros! Veja ranking das maiores chuvas da história do estado
Desde que a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) começou a monitorar o índice de chuva no Ceará, Crato foi o município que registrou a maior precipitação, em 2004.
Na época foram 290 milímetros na cidade de Crato que causaram alagamentos, enchentes, interdição de rodovias, desabamentos e comunidades isoladas. Confira o ranking das maiores chuvas da história do estado do Ceará!
As maiores chuvas da história do Ceará
Após o registro de 290 milímetros de chuva na cidade de Crato em 2004, a segunda maior chuva da história foi em fevereiro de 2021, no município de Tauá, no Sertão dos Inhamuns, com registro de 282 milímetros.
Na época a precipitação era quase o dobro do esperado para o mês de fevereiro daquele ano, a chuva atingiu as plantações, destruindo a zona rural e prejudicando agricultores da região.
Confira o ranking das maiores chuvas da história do Ceará:
- Crato: 290 mm em 2004;
- Tauá: 282 mm em 2021;
- Caucaia: 280 mm e 270 mm em 2015;
- Icapuí: 255 mm em 2018.
Chuvas recentes no Ceará
As maiores chuvas no Ceará foram registradas até o ano de 2021, no entanto, o estado continua sofrendo com o alto índice de precipitação em diversos municípios.
Em 2023, já registrou as maiores chuvas do ano, com 230 mm na cidade de Deputado Irapuan Pinheiro, e 190 mm em Milhã.
As fortes chuvas continuam deixando estragos por onde passam, centenas de pessoas estão desabrigadas no estado e morando em abrigos de prédios públicos dos municípios.
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) esse é o reflexo da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que está próximo à costa norte da região Nordeste.
De acordo com a Defesa Civil do estado, só neste mês de março, pelo menos 3.500 pessoas estão desabrigadas ou morando em áreas de risco, além disso, 15 cidades do estado do Ceará estão em estado de emergência por causa das chuvas.
Imagem: Wirestock / Freepik.com