Deslizamento de terra causa pânico entre moradores de Salvador
O estado de Salvador vem sofrendo com as fortes chuvas neste mês de março de 2023, várias cidades estão sendo atingidas por alagamentos e enchentes, e rodovias precisam ser interditadas.
No último sábado, dia 25 de março, um deslizamento causou pânico entre moradores de Salvador. Um vídeo publicado nas redes sociais mostra o momento exato em que pelo menos três casas são atingidas pela terra.
Fortes chuvas causam transtornos para moradores de Salvador
Os moradores de Salvador passaram por situações difíceis no último sábado (25), várias ruas da cidade foram alagadas e houve deslizamento de terra em casas.
A região mais atingida pelas fortes chuvas foi o subúrbio do município, principalmente no bairro de Paripe. Na comunidade Ray Charles o córrego transbordou e atingiu várias casas, deixando moradores de Salvador ilhados.
Circula um vídeo nas redes sociais do momento exato em que um deslizamento de terra atingiu pelo menos 3 residências na Rua Salomé no bairro Paripe, em Salvador.
Segundo a prefeitura da cidade, o incidente deve ter sido causado por corte irregular na cota superior do talude, e pelo alto volume de chuva. Mas, felizmente, não há registro de feridos.
A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE) informou que a Defesa Civil já prestou apoio para os moradores das casas atingidas, e eles estão sendo cadastrados em programas como Auxílio Moradia e Emergência.
Em vários bairros de Salvador os alagamentos criaram córregos, cobriram carros e inundaram casas. Muitos moradores precisaram usar caiaques nas ruas para deixar suas residências.
E mesmo após tudo isso, os moradores de Salvador foram alertados para a precipitação de chuva acima da média histórica prevista para o mês de abril, com 284,9 mm.
Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já previa fortes chuvas na Bahia para o início do outono
No último dia 21 de março, entramos na estação do outono, nesta mesma data o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para chuvas intensas no dia 22. Segundo o instituto, a previsão para os meses de abril e maio é de clima chuvoso para a região norte.
Imagem: Reprodução / BBC News Brasil