Uso de máscaras em Pernambuco: veja novas orientações da Secretaria de Saúde do estado
A Secretaria de Saúde do estado de Pernambuco (SES) publicou Nota Técnica na última quarta-feira, dia 05 de abril, com novas instruções de uso de máscaras. Dois dias antes, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) flexibilizou o uso em hospitais.
A SES reforçou o uso de máscaras em serviços de saúde no estado de Pernambuco, além da importância de higienizar as mãos com frequência. Acompanhe!
O uso de máscaras é reforçado em serviços de saúde pela Secretaria de Saúde do Estado
No dia 5 de abril, a Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde e Atenção Primária (SES) publicou a Nota Técnica Nº 7/2023 sobre o uso de máscaras em serviços de saúde em Pernambuco. O objetivo foi passar as orientações recomendadas sobre ações preventivas e contenção de casos de covid-19.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda é recomendado o uso de máscaras faciais pelo público em situações específicas. Como em casos após o contato recente com pessoas com ou suspeitas de covid-19 e de pessoas em locais lotados, mal ventilados ou fechados.
Detalhes sobre a Nota Técnica Nº 7/2023
No estado de Pernambuco, os meses entre março e julho apresentam historicamente o aumento de casos de vírus respiratórios como Covid-19, influenza, entre outros.
A partir disso, a SES-PE recomenda uso obrigatório de máscaras por profissionais da saúde, pacientes e acompanhantes durante a permanência dentro das unidades de saúde. Ficam liberados apenas os trabalhadores da saúde que atuam em áreas administrativas sem contato com pessoas que transitam nas áreas assistenciais.
A Secretaria da Saúde de Pernambuco informa que essa orientação será analisada semanalmente e pode ser alterada a qualquer momento de acordo com o cenário de doenças respiratórias. A nota técnica também recomenda que as pessoas acompanhem as recomendações de controle e prevenção da covid-19 na Nota Técnica da Anvisa Nº 04/2020 e suas atualizações.
Imagem: Reprodução / Freepik.com