Comunidades no Pará devem receber 21 mil ligações de energia renovável ainda este ano
A energia renovável nada mais é que a energia conquistada por meio de fontes que não geram grandes impactos ambientais, por exemplo, aquelas obtidas por meio de luz solar e energia eólica (por meio de ventos).
Por meio dessa energia renovável, pelo menos 21 mil ligações elétricas serão distribuídas em comunidades isoladas no Pará. O investimento total desse projeto será de mais de R$ 1 bilhão e a iniciativa existe desde 2017.
Equatorial Energia fará 21 mil novas ligações de energia renovável em 2023 no Pará
O grupo Equatorial é uma prestadora de serviços de distribuição elétrica e atende a concessionária do Pará, Maranhão, Piauí, Alagoas e Goiás.
Segundo a gerente de geração, Giogiana Freitas, o objetivo para 2023 é criar 21 novas ligações de energia renovável em comunidades isoladas do Pará. O foco do programa será no arquipélago do Marajó.
Além disso, segundo a gerente, inicialmente as ações do programa de energia também serão voltadas para as cidades de Bagre, Oeiras do Pará e Curralinho. Já no segundo semestre, o foco será para Juruti e Breves. A Equatorial Energia já passou por cidades como Prainha, Porto de Moz, Tucuruí e Portel.
O objetivo é levar energia renovável para comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas, assentamentos rurais, escolas e postos de saúde.
O projeto de universalização de energia começou em 2017 e até o final do ano passado, 2022, o programa atendeu pelo menos 15 mil famílias no estado do Pará. Para 2023 o objetivo é executar 21 mil novas ligações renováveis.
A meta da Equatorial Energia até 2030 é executar 154 mil novas ligações elétricas com fontes renováveis no Pará. Isso corresponde a aproximadamente 600 mil pessoas beneficiadas.
Acesso à energia é qualidade de vida
A missão da Equatorial Energia é distribuir energia com responsabilidade social e ambiental e com qualidade para desenvolver as comunidades isoladas do Pará. Além disso, trabalham para ser referência de excelência na distribuição por todo o Brasil.
Ter acesso à energia elétrica faz parte do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e com ela as famílias passam a ter melhor qualidade de vida.
Imagem: Divulgação / Equatorial Energia