Meteorito que caiu em Pernambuco vai para exposição de famoso museu
O Museu Nacional do Rio de Janeiro expôs na última quinta-feira, dia 13 de abril, o Santa Filomena, um meteorito que caiu em Pernambuco em 2020.
Neste ano aconteceu uma chuva de meteoritos na cidade de Santa Filomena, evento que deixou como herança uma rocha de 2,8 kg que fazia parte de um enorme material de 40 kg que se partiu durante a queda na Terra.
O meteorito Santa Filomena, que possui esse nome em homenagem à cidade onde foi encontrado, fará parte do acervo do famoso museu nacional carioca.
Meteorito caído em solo pernambucano é entregue ao Museu Nacional do Rio
Nesta quinta-feira, dia 13 de abril, o Museu Nacional do Rio apresentou o meteorito que caiu em Pernambuco e que agora fará parte de seu acervo.
Em homenagem à cidade pernambucana onde foi encontrado o meteorito, a peça foi nomeada de Santa Filomena. O pedaço do material faz parte de um grande bloco de 40kg que se despedaçou ao cair.
Em 19 de agosto de 2020, ocorreu uma chuva de meteoritos na cidade de Santa Filomena, situada no sertão pernambucano. Centenas de pedaços de tamanhos variados caíram sobre a região nesta data.
No dia seguinte à chuva de meteorito, já havia comerciantes e caçadores na região, entre eles pessoas do Uruguai, Costa Rica, Estados Unidos, Argentina e de diversos estados brasileiros.
O fragmento de 2,8kg fará parte do acervo do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Este pedaço foi escolhido por apresentar características específicas e únicas. Como por exemplo: uma crosta de fusão fresca e depressões na superfície que são semelhantes a marcas de dedos.
Segundo a pesquisadora Amanda Tosi do Museu Nacional do Rio de Janeiro, o meteorito que caiu em Pernambuco pode ser resumido como um fóssil do sistema solar e tem a idade aproximada de 4,56 bilhões de anos.
Imagem: Tânia Rêgo / Agência Brasil