Empregos e crescimento econômico: os benefícios da mineração na Bahia
A mineração na Bahia é um destaque no setor brasileiro, o estado ocupa o terceiro lugar no ranking de melhor produção mineral do país. Nos últimos anos, o investimento da iniciativa privada somou R$ 3,2 bilhões, sendo o responsável pelo seu desenvolvimento.
Os benefícios da mineração na Bahia são muitos, o setor gerou pelo menos 14 mil empregos diretos e 150 mil indiretos nos últimos anos. Além disso, mesmo em frente à pandemia, a economia mineral alcançou resultados expressivos. Confira em detalhes!
Benefícios da mineração na Bahia
No subsolo baiano já foram encontradas mais de 45 substâncias minerais com potencial comercial. Além disso, possui pelo menos 19 tipos de minérios e metais preciosos, como diamante e quartzo, por exemplo.
Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), a mineração na Bahia ocupa 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado.
Entre os anos de 2018 e 2022, a mineração na Bahia incentivou a entrada de 120 empresas do setor no estado. Principalmente aquelas focadas na extração de ouro, sienito e minério de ferro.
Atualmente a Bahia ocupa o terceiro lugar no ranking de produção mineral do Brasil, ficando atrás somente para os estados de Minas Gerais e Pará.
Segundo o diretor técnico da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), a expectativa é que esta posição melhore nos próximos anos, uma vez que nenhum outro estado possui tanta variedade de minérios quanto a Bahia.
Além disso, o crescimento da mineração na Bahia se deve ao investimento por iniciativa privada de R$ 3,2 bilhões que geraram 14 mil novos empregos diretos e 150 mil indiretos. O setor está presente em mais de 200 cidades baianas, isso representa mais de 50% do estado.
A gerente regional da Agência Nacional de Mineração (ANM), Carla Ferreira, declarou que continuarão na busca por melhores resultados na Bahia para que a arrecadação aumente ainda mais a cada ano.
Imagem: Freepik / freepik.com