Conta de luz no Ceará vai ficar mais cara; veja reajuste
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou terça-feira (18) um reajuste de aproximadamente 3,06% na tarifa de luz no Ceará a partir de 22 de abril.
A empresa de distribuição elétrica atende quase 4 milhões de unidades consumidoras em 184 cidades do Ceará. O reajuste nas tarifas sempre tem uma justificativa e geralmente é realizado a cada quatro anos.
Reajuste na conta de luz no Ceará
A partir de 22/04/2023, os valores da conta de energia elétrica no Ceará ficará mais cara. O reajuste foi justificado pela Agência Nacional de Energia Elétrica pelo aumento no custo com transporte e compra de energia, fatores que não são controláveis pela organização.
Em média, o aumento da tarifa deverá ser de 3,06%. Os clientes residenciais terão alta de 4,60%, e os clientes de média e alta tensão terão uma redução de 3,77%.
Já os consumidores rurais terão um impacto de aumento de 11,54% na conta de luz no Ceará, isso porque o desconto definido pelo Governo Federal em 2018 foi retirado.
Dicas para economizar na conta de luz
Com esse aumento na taxa, confira a seguir algumas dicas para economizar na conta de luz:
Cuidado com o ar-condicionado
A temperatura ideal do ar-condicionado é de 22ºC. Desligue-o quando não estiver utilizando e efetue a limpeza dos filtros com regularidade.
Tome banhos curtos
O chuveiro é um dos principais causadores do alto consumo de energia elétrica. Por isso, opte por banhos de 3 a 5 minutos de duração e, se possível, feche o registro enquanto se ensaboa.
Desligue o computador quando não estiver em uso
Ao terminar de usar seu computador, desligue-o e tire seus aparelhos da tomada, além disso, você pode ativar a economia de energia.
Imagem: Reprodução / Instagram @aneelgovbr