Cine Olympia passará por reforma em Belém
A prefeitura de Belém do Pará anunciou na última segunda-feira, dia 24 de abril, que o Cine Olympia será reformado e restaurado. O local completou 111 anos no mês de abril e está fechado desde 2020.
O investimento na reforma do Cine Olympia será de cerca de R$ 8 milhões e deve iniciar até a metade do ano de 2023, além disso, o tempo de restauração está previsto para um ano.
Restauração do Cine Olympia
A organização responsável pela reforma e restauração do Cine Olympia será o Instituto Pedra, uma instituição da sociedade civil que tem foco em patrimônios culturais.
Segundo o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), a parceria com o Instituto Pedra já está em análise pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Assim que aprovado, a reforma e restauração serão iniciadas.
Além da estrutura, a restauração será utilizada para a manutenção dos maquinários existentes e a compra e modernização de novos para transformar as salas sem alterar seu sentido histórico.
Serão investidos R$ 8 milhões para a reforma e restauração do local histórico, a previsão de entrega após o início das obras é de um ano.
História do Cine Olympia
O Cine Olympia foi fundado em 24 de abril de 1912 e é uma das salas de cinema mais antigas do Brasil. Mas desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020, o local está fechado.
Ele faz parte do Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Belém do Pará, além disso é exclusivamente e permanentemente um centro de exibição audiovisual, ou seja, de filmes.
O Cine Olympia já foi palco para conhecimento, lazer, debates, seminários, simpósios e tudo que é considerado relevante para a cultura nacional.
Será um grande marco para a cidade de Belém a restauração e reforma do Cine Olympia, um local histórico e com tendência a continuar marcando gerações.
Imagem: Fernando Sette / Agência Belém