Bahia lidera ranking de abertura de empresas no Nordeste
Segundo dados do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa, a Bahia liderou a melhor posição de abertura de empresas no Nordeste em janeiro deste ano.
A Serasa Experian é líder em serviços de informações para auxiliar na tomada de decisões das empresas brasileiras. Ela oferece soluções para as etapas da jornada de negócio, desde a prospecção até a cobrança.
A pesquisa considerou as empresas que foram registradas nas juntas comerciais de todos os estados do país.
Abertura de empresas no Nordeste
Segundo o levantamento feito pela Serasa Experian, a Bahia liderou o ranking de abertura de empresas no Nordeste. O estado registrou a criação de 15.934 novos negócios.
Confira o ranking de abertura de empresas no Nordeste:
- Bahia: 15.934;
- Pernambuco: 10.356;
- Ceará: 10.592;
- Paraíba: 5.170;
- Maranhão: 4.669;
- Rio Grande do Norte: 3.900;
- Alagoas: 3.283;
- Piauí: 2.818;
- Sergipe: 2.259.
A principal área de abertura de empresas é no setor de Serviços, tanto na Bahia como no Brasil em geral. Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o segmento atrai novos empreendedores, pois não necessita de um alto investimento inicial, com locação de imóveis e contratação de funcionários, por exemplo.
Segundo a análise da Serasa, os Microempreendedores Individuais (MEIs) foram os principais responsáveis pela maioria das empresas abertas, sendo 81,7%. Em seguida, as Sociedades Limitadas, com 15,3%.
Entre todas as regiões do Brasil, a que mais teve registro de abertura de empresas foi o Sudeste, com 50,6%, em seguida o Sul, com 18,5%, o Nordeste, com 16,6%, o Centro-Oeste, com 9,3% e o Norte, com 4,9%.
Emprego para pessoas com deficiência (PCDs) na Bahia
A fábrica industrial Bracell Bahia está com vagas abertas para pessoas com deficiência (PCDs) para as funções de Inventário e Assistente de Produção.
Os interessados devem se candidatar no portal de empregos exclusivo para PCDs da Bracell.
Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil