Acarape: Conheça a cidade do Ceará que foi a primeira do Brasil a abolir a escravidão
Antes mesmo da assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel, o pequeno município de Acarape, no Ceará, já abolia a escravidão de forma inédita no país. Nesse sentido, um episódio marcante da emancipação aconteceu em 1883, quando 116 escravizados daquela localidade foram libertos da condição desumana. Saiba mais detalhes.
Acarape foi a primeira cidade brasileira a abolir a escravidão
Atual Redenção, Acarape fica localizada a 64 km da capital do Ceará, Fortaleza, e foi a primeira cidade brasileira a abolir a escravidão antes mesmo da assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel, em 1888. Assim, o pequeno município acabou se tornando referência para escravos de diferentes cantos do país.
Vale ressaltar que dois episódios ocorridos no Ceará foram marcantes para que o histórico movimento ganhasse força. Um deles foi o fechamento do Porto de Fortaleza para o embarque de escravizados, no ano de 1881. Já o outro foi a libertação de 116 escravizados africanos da cidade de Acarape, no ano de 1883.
“A libertação dos escravos se deu através de alforrias, então foi um movimento político, comunitário. José do Patrocínio foi um dos colaboradores para a alforria dos escravizados”, explica Lisiê Freira, que é curadora do Museu Memorial da Liberdade.
Em relação ao tratamento oferecido aos escravizados na época, o museu da cidade conta que muitos foram levados para solitárias. O espaço era pequeno e o escravizado passava dias e noites de pé, amarrado, no escuro e sem se alimentar. No museu da cidade, é possível visitar uma senzala dessa época colonial.
Vale ressaltar também que o município de Redenção ainda guarda nomes e locais importantes do pioneirismo cearense. Entre os abolicionistas, destacam-se Dragão do Mar e José do Patrocínio. Já o Centro Cultural Dragão do Mar, o Plenário 13 de Maio e o Palácio da Abolição são alguns locais simbólicos da luta.
Imagem: Reprodução/Tiago Stille