Acessibilidade e inclusão: conheça os melhores aplicativos
A tecnologia é uma grande aliada em nosso dia a dia, pois ela facilita a execução de várias tarefas como trabalhar, estudar, ir a algum destino, fazer refeições e muito mais.
Segundo o relatório do World Health Organization, estima-se que há pelo menos 1 bilhão de pessoas com algum tipo de deficiência no mundo, o que muitas vezes pode dificultar o acesso a essas tecnologias.
Entretanto, existem uma série de aplicativos que auxiliam quanto à acessibilidade e inclusão. Tanto a App Store como a Google Play Store oferecem apps voltados para tradução de libras, transcrição de áudios, guias sobre a estrutura de estabelecimentos, etc.
4 aplicativos que favorecem a acessibilidade e inclusão
Confira os melhores aplicativos para uma rotina com mais inclusão e acessibilidade.
WhatsCine
O objetivo do aplicativo é oferecer a audiodescrição de filmes para deficientes com perda total ou parcial da capacidade visual. Além disso, ele também auxilia pessoas com deficiência auditiva com legendas e linguagem gestual que pode ser visualizada com óculos especiais.
Guia de Rodas
O aplicativo Guia de Rodas tem o objetivo de avaliar a acessibilidade a locais e estabelecimentos para pessoas com dificuldades de locomoção.
O usuário pode pesquisar por restaurantes próximos a sua localização e o app mostra se eles são acessíveis ou não com base nas avaliações da comunidade. É levado em consideração a entrada, circulação, banheiros adaptados, estacionamentos e fraldários, por exemplo.
Transcrição Instantânea
Esse aplicativo já é nativo de alguns celulares Android, mas também pode ser baixado na loja de apps. Seu objetivo é auxiliar deficientes auditivos com seu microfone para transcrever falas em tempo real e enviar notificações de sons no local, como buzinas, alarmes e animais.
Plataforma de Atendimento em Língua de Sinais – ICOM
Caso você não saiba usar a língua de sinais e precise falar com um deficiente auditivo, esse aplicativo pode te ajudar. A ferramenta disponibiliza intérpretes em tempo real por meio de chamadas de vídeo.
Imagem: Freepik / freepik.com