Número de acidentes de moto no Pará é um dos maiores do país

Segundo informações da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) de dezembro de 2022, o Pará registrou 5,9 mortes de motociclistas a cada 100 mil habitantes e 7,2 internações por 10 mil habitantes.

Além disso, um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde elencou os 10 estados brasileiros com mais casos de internações em hospitais através do Sistema Único de Saúde (SUS), e o Pará é um deles. Em 2020 no Brasil, cerca de 190 mil internações aconteceram decorrentes de acidentes de moto.

Número de acidentes de moto no Brasil

No Pará, em 143 das 144 cidades do estado há maior circulação de motocicletas do que carros. Segundo o sistema do Renavam, há 2.248.988 veículos e 1.285.165 são compostos por motos e motonetas, ou seja, mais de 51%.

Por conta desse alto número de motocicletas no estado, o Pará tem índice de 5,9 mortes por acidentes de moto a cada 100 mil habitantes e 7,2 internações por 10 mil habitantes. Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), esses dados são acima da média nacional.

E, de acordo com o Ministério da Saúde, em 2020 o Brasil registrou mais de 190 mil internações causadas por acidentes de moto.

A diretora do Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças não Transmissíveis, Maria Del Carmen Bisi Molina, afirma que as vidas que se perdem nessas tragédias são o principal prejuízo para a sociedade.

Além disso, o impacto que os acidentes de moto causam socialmente gira em aproximadamente R$ 50 bilhões por ano, principalmente pela perda de produção dos acidentados e custos com hospitais.

E ainda, dados do Observatório de Segurança e Saúde revelam que os motociclistas entregadores de aplicativos são as maiores vítimas de acidentes de moto no Brasil. Em 2022, foram registrados 24.642 acontecimentos.

No Brasil, a taxa de mortalidade por acidentes de moto é de 5,8 a cada 100 mil habitantes. Entre as principais causas estão a não utilização de capacetes, uso de drogas, excesso de velocidade, inexperiência do motorista e direção agressiva.