Adesão do Pará: Saiba o que fecha em Belém com a celebração do dia 15 de agosto
Na próxima terça-feira (15), o estado do Pará comemora a sua independência, que aconteceu em 1823, quando a então província se desvinculou de Portugal. Portanto, para a celebração da data, serviços e espaços terão os seus horários de funcionamento alterados, inclusive aderindo ao ponto facultativo.
Saiba o que deve funcionar e o que ficará fechado no dia 15 de agosto, em Belém.
Adesão do Pará terá ponto facultativo
No caso dos órgãos municipais e estaduais, os serviços serão facultados para a comemoração do dia da independência do estado do Pará. No entanto, outros estabelecimentos seguirão horários próprios tanto no dia 14 quanto no dia 15.
Em relação aos bancos, não haverá expediente no feriado, mas a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirma que o autoatendimento continuará disponível. Quanto ao comércio, está autorizado pelo Sindicato do Comércio Varejista e dos Lojistas, entre 8h e 18h, a abertura de lojas em vias públicas.
De acordo com a Associação Paraense de Supermercados (Aspas), os supermercados do estado continuarão funcionando normalmente durante o feriado do dia 15. No entanto, o horário de expediente deverá ser estabelecido por cada estabelecimento, tanto em relação ao início quanto ao término.
Em relação aos pontos turísticos da capital do estado, Belém, a Estação das Docas ficará aberta das 10h às 23h, e o Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”, das 6h às 17h, ambos funcionando de forma excepcional. Já o Mangal das Garças estará recebendo visitantes entre 08h e 18h no feriado do dia 15.
Os shoppings centers estarão funcionando no feriado, mas cada um com seu horário próprio. O Boulevard Shopping Belém, por exemplo, estará aberto das 11h às 00h, enquanto que o Shopping Bosque Grão-Pará, das 11h às 22h. No caso do Shopping Metrópole, o horário será das 12h até as 22h.
Imagem: Reprodução/O Liberal