Aeroportos do Ceará estão entre os mais movimentados do Nordeste
O Ceará tem dois aeroportos regionais entre os 10 terminais mais movimentados do Nordeste em agosto deste ano. Os aeroportos de Juazeiro do Norte e Cruz (Jericoacoara) foram destaque no mês passado. Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A lista é encabeçada por dois aeroportos de cidades baianas, Porto Seguro e Ilhéus. Em seguida aparece Juazeiro do Norte que, como dissemos, voltou a estar entre os três terminais mais movimentados no mês de agosto. Em 4º lugar, aparece o aeroporto de Petrolina. A cidade que, ainda no acumulado de 2024, é o 3º aeroporto mais movimentado do interior nordestino.
Quais foram os aeroportos mais movimentados?
Veja o ranking da movimentação dos principais aeroportos regionais no Nordeste. Os 30 aeroportos regionais, que possuem voos comerciais, movimentaram 3.910.974 passageiros entre janeiro e agosto de 2024, um crescimento de 9,8% sobre o mesmo período de 2023.
- Porto Seguro (BA)
- Ilhéus (BA)
- Juazeiro do Norte (CE)
- Petrolina (PE)
Esse incremento é decorrência do crescimento de voos em Campina Grande (PB) e Mossoró (RN), principalmente com a instalação do mini-hub azul na cidade paraibana em 2023 e a chegada da Voepass nas duas localidades. No entanto, esses dois implementos foram suspensos devido a cortes de voos.
Campina Grande decresceu 33% em movimentação, segundo informações da concessionária Aena. O aeroporto da cidade sofre com a redução relevante das operações da Azul Linhas Aéreas, que destacou a necessidade de preços menores nas passagens para encher os aviões.
Entre janeiro e julho de 2024, a média de decolagens partindo de Campina Grande foi de 158, com um pico de 208 em julho. No entanto, em agosto houve apenas 90 decolagens, remontando a quantidades historicamente baixas. Na contramão, a previsão é de incremento das ligações entre Fortaleza e Juazeiro do Norte a partir de fevereiro de 2025, passando de uma saída diária para duas.
Mossoró também foi afetada negativamente em agosto. Após uma média de 6.858 passageiros movimentados por mês entre janeiro e julho, o número caiu para 4.258 em agosto, uma redução de 38%. A cidade foi bastante impactada pelo cancelamento dos voos da Voepass após um acidente em 9 de agosto.