Afinal, quem são os donos do Nubank?

Afinal, quem são os donos do Nubank? Por mais incrível que pareça, se trata de uma história épica e ambiciosa que mudaria a forma que nós brasileiros vemos o dinheiro. Vamos mostrar aqui em detalhes desde o seu fundador até seus acionistas.

Quem são os donos do Nubank: O fundador da empresa

Primeiramente, como toda empresa, o Nubank também tem seu fundador com uma história incrível para contar. David Vélez é um empresário e engenheiro colombiano que decidiu transformar o seu problema em uma solução para todos.

Dessa forma, temos que voltar no tempo um pouco antes de prosseguir a história. Há uma década atrás, os bancos ainda eram 100% físicos, os espaços virtuais estavam começando a crescer com a chegada dos smartphones, mas ainda era um processo muito lento.

É estranho imaginar que há poucos anos as pessoas só poderiam pagar suas contas indo até as lotéricas enfrentando filas e torcendo para que fosse rápido, um processo que pode durar horas e acabar com aquele dia produtivo.

Hoje em dia, com apenas dois cliques no aplicativo, as pessoas conseguem pagar utilizando a câmera dos seus celulares. Entretanto, apesar de novas tecnologias estivessem surgindo timidamente, algo que era extremamente complicado era abrir uma conta nova.

Afinal, ela só poderia ser feita dentro de uma agência bancária, com vários documentos e burocracias. David Vélez se frustrou com os seis meses de espera para abrir sua conta bancária e pensou logo na ideia de uma empresa que tivesse uma nova abordagem.

Quem são os donos do Nubank: Os co-fundadores

Apesar da grande ideia, todos nós sabemos que nenhum negócio pode se materializar sozinho. Para isso, é necessário unir forças e especialidades para criar um projeto com esse ideal de desbancar as outras empresas tradicionais.

Com isso em mente, Vélez conheceu os futuros co-fundadores da Nubank: Cristina Junqueira e Adam Wible e os três começaram o projeto em poucos dias. Parecia uma cena retirada de um filme biográfico.

A brasileira Cristina tinha feito história em bancos tradicionais e até fora do país, mas sentia falta de um desafio e foi nesse momento que David chegou com a ideia do Nubank.

Já o americano Adam tinha ideias para uma startup de transportes, mas feliz foi o destino que fez que sua primeira tentativa não foi a certeira para que anos mais tarde David apresentasse sua ideia.

O Nubank possui uma história digna de Startup que infelizmente não podemos contar em detalhes aqui, mas podemos adiantar que era extremamente parecido com os filmes que vemos por aí.

Pouco a pouco a empresa começou a ganhar corpo contratando mais pessoas e ganhando mais clientes, foi aí que o inevitável aconteceu e finalmente a empresa teve que ganhar novos acionistas para crescer cada vez mais.

Quem são os donos do Nubank: Seus maiores acionistas

Para continuar com essa épica história, precisamos falar rapidamente sobre o que é IPO. Resumidamente, é quando uma empresa começa a crescer, mas ainda precisa de dinheiro para fazer investimentos realmente substanciais para o seu futuro.

Dessa forma, as empresas que estão nesse estado de crescimento oferecem ações pela primeira vez na bolsa de valores com o objetivo de ter capital para fazer esses investimentos.

A empresa com o objetivo ambicioso conseguiu um total de US $2,8 Bilhões em seu IPO. Dessa forma, vamos falar abaixo alguns dos principais acionistas das empresas, mas essa lista pode mudar naturalmente pela compra e venda das ações do Nubank. Eles são:

  • David Vélez
  • Sequoia Capital
  • DST Global
  • Tencent
  • Tiger Global

Além dos nomes que falamos acima, também precisamos mencionar os dois co-fundadores, Cristina com 2,935% das ações e Adam com 2,110% das ações.

Conclusão

É fato que o Nubank fomentou um mercado completamente novo no Brasil e fez com que nós brasileiros enxergássemos o dinheiro de outra maneira. Sem eles, não teríamos essa história épica e facilidades incríveis hoje em dia.

Provavelmente sem o Nubank nem mesmo a tecnologia do Pix existiria e você imagina hoje em dia pagar uma taxa novamente apenas para fazer uma transação para uma pessoa? São coisas que apenas os bancos digitais conseguiram.

Gostou da matéria que acabou de ler? Comente abaixo qual parte mais gostou porque vamos ficar felizes de saber.