Alagoinhas: Conheça a cidade da Bahia que possui o título de capital da cerveja

Em outubro, a cidade de Alagoinhas, no estado da Bahia, recebeu o título de capital estadual da cerveja. O município se tornou um polo de produção da bebida por causa da qualidade das suas águas. Mas a cidade tem muito mais história para contar, já que surgiu como um povoamento ainda no século 18.

Saiba mais detalhes.

Alagoinhas foi fundada no século 18 e hoje é capital da cerveja

O município baiano surgiu em torno de uma capela fundada por um padre português ainda no século 18. Foi no ano de 1863 que o povoamento passou por um grande crescimento devido à construção de uma estação ferroviária. Em 1987, Alagoinhas foi utilizada como rota de tropas durante a Guerra de Canudos.

Além disso, no ano de 1964, foi descoberta a existência de petróleo na região, o que fez com que a Petrobrás se instalasse na cidade para explorar as jazidas. Foi a partir desse momento que Alagoinhas se desenvolveu economicamente, voltando-se para o setor de serviços e, principalmente, para o comércio.

Em outubro deste ano, o município recebeu o título de capital estadual da cerveja através de um projeto de lei aprovado por 18 deputados na Assembleia Legislativa da Bahia. Vale ressaltar que a qualidade de suas águas foi o que permitiu que a cidade se tornasse um importante polo de produção da bebida.

Entre as suas características, está o seu alto teor de pureza, baixa alcalinidade, além de ser quase neutra, ou seja, é praticamente sem acidez. Atualmente, o município baiano conta com fábricas do Grupo Petrópolis, Heineken, Indústrias São Miguel e a Cervejaria Cidade Imperial, que ainda será inaugurada.

Vale ressaltar também que Alagoinhas é reconhecida pelos seus antigos casarões e igrejas, que ainda estão conservados e, por esse motivo, dão à cidade baiana o título de patrimônio histórico brasileiro.

Imagem: Reprodução/Freepik