Alerta importante para a população da Bahia

As comemorações nas festas de São João se iniciam em junho, mas elas trazem alertas para todas as cidades do estado baiano.

Existe a preocupação em soltar fogos de artifício. O uso incorreto pode trazer graves consequências como queimaduras e até mesmo mortes.

Saiba mais informações a seguir.

Fogos de artifício nas festas juninas

A Secretaria de Saúde do estado da Bahia (Sesab) registrou que, nos últimos 3 anos, 215 pessoas foram internadas em razão de queimaduras causadas por fogos de artifício.

Esse tipo de ocorrência é mais comum em junho, mês que coincide com as festas de São João. Os atendimentos por explosão com bomba no Hospital Geral do Estado (HGE) ocorridos em junho correspondem a 68,38% entre todos os casos desse tipo na última década.

Em 2020, foram 90 internações. No ano seguinte, em 2021, foram 57. Já em 2022, o número de internados por queimaduras foi de 68. Até o final de maio deste ano, foram registrados apenas 12 casos. A tendência é que os casos aumentem em junho, por isso a população deve tomar todos os cuidados durante as comemorações.

Roberta Santana, secretária da Saúde do Governo do Estado, ressaltou a importância cultural das celebrações, mas também das precauções que devem ser tomadas.

“Nós temos consciência desse aumento na demanda e, por isso, reforçamos nossas equipes para o atendimento aos baianos no mês de junho para casos de explosão e queimaduras. Sabemos da questão cultural do nosso povo, mas não podemos deixar de alertar sobre os perigos no manuseio de fogos de artifício e dos danos que os acidentes causam”, destacou.

Já o Comandante do Comando de Atividades Técnicas e Pesquisas (CATP) do Corpo de Bombeiros, Coronel BM Lanusse Andrade, comentou quais são os cuidados em relação aos fogos de artifício.

“O mais importante é antes mesmo de soltar os fogos, mas ao adquirir os artefatos. É importante que vejam a classificação adequada para cada idade e leiam as instruções com atenção. Ao soltar os fogos, também é fundamental que a pessoa esteja num local adequado, como áreas abertas, sem residências próximas ou fiações elétricas”, disse em entrevista à Tribuna da Bahia.

Onde encontrar mais informações?

Para saber as últimas notícias do que acontece no seu estado, acesse o portal digiwn.com e não perca nada!

Imagem: Heiko Stein/Pixabay