Atlântida brasileira: entenda o apelido de famosa cidade pernambucana

Uma cidade pernambucana foi inundada pelo Rio São Francisco durante a década de 80, em razão da construção de uma hidrelétrica no local.

Devido a esse fato, o município de Petrolândia é hoje conhecido como a Atlântida brasileira e recebe centenas de turistas todos os anos.

Saiba mais informações a seguir.

A Atlântida brasileira em Pernambuco

Atlântida é um mito grego encontrado nos escritos de Platão e datado no século IV a.C. A lenda diz que era uma área com desenvolvimento tecnológico, riquezas naturais e um grande exército. Uma guerra com Atenas foi iniciada e eles saíram derrotados. Em seguida, um terremoto atingiu a ilha e ela afundou no oceano.

Vem daí a origem do apelido da cidade de Petrolândia, no interior de Pernambuco. Ela foi inundada nos anos 1980, devido à construção de uma hidrelétrica no local, o que a deixou inundada.

Ela fica a 400 km da capital Recife e recebeu o nome de lago de Itaparica. A água deixou submersas as casas dos moradores, uma fábrica antiga e outras edificações, como a Igreja Matriz de Petrolândia e a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, a mais de 15 metros.

Todos os 36 mil moradores que habitavam a região à época foram removidos da cidade e foram deslocados para uma área planejada para receber essas pessoas nas margens da BR-116.

Com a estiagem, é possível ver o topo do edifício da Igreja do Sagrado Coração de Jesus já há algum tempo. Assim, o local, cujas obras nunca foram concluídas, virou um ponto turístico, já que pode ser acessado de barco, assim como outros pontos da cidade podem ser explorado através do mergulho.

Onde encontrar mais informações?

Para saber as últimas notícias do que acontece no seu estado, acesse o portal digiwn.com e não perca nada!

Imagem: Divulgação/Setur PE