Aulas são suspensas na Bahia após fogo cruzado
Nesta quarta-feira (9), as atividades escolares nas escolas municipais do bairro do IAPI, situado em Salvador (BA), foram interrompidas devido a uma operação policial direcionada a um grupo suspeito envolvido em homicídios, tráfico de substâncias ilícitas, roubos e extorsão.
A paralisação afetou mais de 1200 estudantes, conforme informações divulgadas pela Secretaria Municipal da Educação (SMED). O impacto da operação se estendeu a quatro escolas na região. Sendo elas: Escola Municipal Cardeal da Silva, CMEI José da Silva Tavares, CMEI Epifânia Silva e Escola Municipal Marcos Vilaça no IAPI; Escola Municipal do Pau Miúdo e CMEI José Adeodato de Souza em Pau Miúdo.
A SMED informou inicialmente que as aulas não serão retomadas na quinta-feira (10).
Suspeito de homicídio
Durante a ação policial, um dos indivíduos visados era Cristiano Silva dos Santos, também conhecido como “Cris do Murão”, suspeito de estar envolvido em oito casos de homicídio no bairro do IAPI. Ele foi fatalmente atingido em Salinas da Margarida, localizada no recôncavo baiano.
A operação tinha como objetivo desmantelar a facção liderada por ele, composta por suspeitos de envolvimento em homicídios, tráfico de substâncias ilícitas, roubos e extorsões tanto em Salvador quanto na Região Metropolitana.
Em um desdobramento adicional, outro sujeito, identificado como Douglas Aguiar de Santana, também perdeu a vida em um confronto com as forças policiais.
Mais casos no bairro IAPI, na Bahia
Mais dez indivíduos foram detidos e 19 mandados de busca e apreensão foram executados em pontos diversos da capital baiana e em cidades vizinhas. No que diz respeito ao bairro do IAPI, vale ressaltar que na última quinta-feira (3) ocorreu um violento confronto armado. Nesse incidente, seis indivíduos foram atingidos por disparos, incluindo um membro das forças policiais.
O episódio teve desenrolar em uma localidade sob o controle do grupo criminoso Comando Vermelho (CV), conhecida como ‘Milho’. Tragicamente, os eventos resultaram na morte de quatro pessoas.
Imagem: Reprodução/TV Bahia