Bahia alcança o segundo lugar na economia de água entre os estados brasileiros
Um estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil no início deste mês de junho revelou que 40% da água é desperdiçada antes de chegar às casas do país.
A Bahia é o segundo estado que menos desperdiça esse bem na região Nordeste, estando abaixo da média brasileira.
Saiba mais informações a seguir.
Desperdício de água na Bahia
O estudo do Instituto Trata Brasil, em conjunto com a GO Associados, levantou dados sobre a perda de água nos estados brasileiros.
O país apresenta ineficiência no controle hídrico durante a distribuição de água para as residências. A média brasileira é de 40%, ou seja, quase metade do líquido é perdido durante o processo de compartilhamento.
No Nordeste, a média de água perdida é de 46,15%, valor acima da média nacional. E mais de 14 milhões de habitantes não têm acesso à água potável na região.
Entre os estados, apenas a Paraíba e a Bahia estão abaixo da porcentagem nacional de desperdício de água. As taxas são de 35,38% e 39,70%, respectivamente. Já acima da média regional estão Ceará (45,18%), Piauí (45,33%) e Pernambuco (45,95%).
O estado do Maranhão, por outro lado, é o que mais perde recursos hídricos no momento da distribuição, com 59,18%. Em seguida estão Rio Grande do Norte, com 52,19%, Sergipe, com 48,36% e Alagoas, com 46,94%.
Uma das causas para as altas taxas de perda desse recurso hídrico no Nordeste, segundo o estudo, é a falta de saneamento básico em áreas rurais e periféricas. Além disso, a região tem grande ineficiência no controle das perdas durante o compartilhamento de água para as residências.
É necessário, portanto, investir em infraestrutura para solucionar o problema. Além disso, devem ser lançados programas de conscientização e educação ambiental para instruir a população em relação ao alto desperdício de água.
Onde encontrar mais informações?
Para saber as últimas notícias do que acontece no seu estado, acesse o portal digiwn.com e não perca nada!
Imagem: Rajesh Balouria/Pixabay