Bahia lidera importante ranking nacional

Conforme dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) de março de 2023, a Bahia foi líder nacional na geração de energia eólica no primeiro trimestre desse ano.

Atualmente o estado conta com 272 parques eólicos em operação, com 7,42 Gigawatts (GW) de potência outorgada. Esses postos receberam mais de R$ 34 bilhões em investimentos e geraram pelo menos 74 mil empregos diretos e indiretos.

Os dados foram publicados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e foram extraídos do Informe Executivo de Energia Eólica.

Bahia lidera geração de energia eólica no primeiro trimestre de 2023

No primeiro trimestre de 2023, a Bahia liderou a geração de energia eólica no Brasil, sendo responsável por 34,2% do acumulado do país, conforme dados da Câmara de Comercialização de Energia Eólica (CCEE) de março deste ano.

No total são 272 parques eólicos em operação na Bahia, e o estado apresenta diferencial em comparação a outras federações por conta dos seus aspectos naturais para a instalação desses postos.

Além disso, o estado tem grande cartilha de incentivos fiscais para os empreendimentos de energia eólica, solar fotovoltaica, hidrogênio verde e biomassa.

A previsão é de que 64 novos parques entrem em operação na Bahia até 2027 e até 2029 mais 182. Serão investidos aproximadamente R$ 60 bilhões e a expectativa é de que 100 mil novos empregos sejam criados em toda a cadeia produtiva.

Mas não é só na energia eólica que a Bahia lidera, o estado é um dos líderes da geração de energia solar fotovoltaica. Atualmente possui 47 parques em operação que geraram 255 GW/h em março de 2023.

Além disso, o estado possui grande potencial para aumento da energia solar fotovoltaica para os próximos anos. São 417 cidades baianas com unidades consumidoras de geração de energia solar e pelo menos 150 mil unidades consumidoras recebem essa energia. 

Imagem: rawpixel.com/Freepik