Bahia pode jogar até 75 partidas em 2024; saiba mais

O Bahia está se preparando para uma temporada movimentada. Confirmado na Série A do Campeonato Brasileiro de 2024, a equipe, sob a liderança do técnico Rogério Ceni, também disputará outras três competições: o Campeonato Baiano, a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil. No total, a equipe pode jogar até 75 partidas ao longo do ano.

No Campeonato Baiano, que vai de 14 de janeiro a 4 de abril, estão previstos ao menos nove jogos na fase inicial. No entanto, isso pode chegar até 13 partidas, considerando as idas e voltas das semifinais e finais. Por outro lado, a Copa do Nordeste tem início no dia 4 de fevereiro e termina em 9 de junho. Isso assegura ao tricolor oito rodadas na etapa de grupos, além dos confrontos únicos nas quartas e semi, sem contar os jogos de ida e volta na grande final.

A Copa do Brasil, que terá o pontapé inicial no dia 21 de fevereiro, também terá o Bahia na disputa pelo título. Para chegar à inédita final da competição, o Tricolor precisará passar por até 12 confrontos. Quanto ao Brasileirão, que tem 38 rodadas garantidas, tem início previsto para o dia 14 de abril.

Quais são os desafios e projeções para o Bahia?

O número de jogos a ser disputado pelo Bahia, seguramente, depende do desempenho da equipe durante as competições. É válido lembrar que essa projeção de 75 partidas conta com o time chegando às finais do estadual, do regional e do mata-mata nacional. Caso não avance nessas competições, o número de jogos diminuirá consideravelmente, podendo chegar ao mínimo de 56 partidas.

A equipe principal, vale lembrar, não estará em campo para os primeiros dois compromissos do ano. Isso ocorre porque o Bahia fará sua pré-temporada no centro de treinamento do Manchester City, na Inglaterra, de 9 a 21 de janeiro. Nesse período, o time sub-20, comandado por Rogério Ferreira, representará o Tricolor.

Em 2023, o Bahia teve o mesmo cenário de possíveis 75 compromissos ao longo do ano e manteve-se bastante competitivo, conquistando, inclusive, seu 50º título no Baianão. Em 2024, espera-se que o tricolor consiga fazer uma temporada ainda melhor, avançando o máximo possível em todas as competições.