Bahia registra 14 tremores de terra em apenas um mês

Segundo um boletim do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o estado da Bahia registrou 14 tremores de terra durante o mês de novembro. O de maior magnitude foi identificado no dia 14 de novembro, no Oceano Atlântico, no Sul do estado. Já no Nordeste brasileiro, foram 24 eventos sísmicos no mês.

Saiba mais detalhes a respeito dos casos registrados no estado.

Laboratório registra 14 tremores de terra no mês de novembro na Bahia

No último mês, de acordo com o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foram registrados 14 tremores de terra no estado da Bahia. O maior número foi identificado na cidade de Jaguarari, com 7 casos, seguido de Sítio do Mato e Jacobina. Outros três foram registrados no Oceano Atlântico.

Vale ressaltar que, mesmo com o maior número de tremores, Jaguarari registrou somente terremotos com magnitude inferior a 1.9 mR. Por esse motivo, o morador não sentiu o tremor e não houve danos estruturais no município. Já o caso de maior magnitude ocorreu no dia 14 de novembro, no Oceano Atlântico, Sul da Bahia, com 2.9 mR.

Além disso, é válido ressaltar que a Bahia foi o estado do Nordeste que registrou o maior número de abalos sísmicos em novembro, seguido de Alagoas (5), Pernambuco (3) e Ceará (2). Na região, foram contabilizados 24 abalos sísmicos no total. No Rio Grande do Norte, Sergipe, Piauí, Paraíba e Maranhão, nenhum caso foi registrado.

Dicas de como agir durante tremores de terra

Nesse sentido, em caso de abalos sísmicos, a recomendação é se proteger sob uma mesa ou então proteger a cabeça de objetos com uma almofada. Além disso, uma outra indicação é permanecer dentro de casa. Porém, caso não seja possível, fique longe de paredões, portões ou outros objetos que possam cair.

Imagem: Reprodução/Freepik