Biometria está de volta no Ceará; saiba como se cadastrar

Na última terça-feira, dia 2 de maio, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) anunciou o retorno da biometria em todo o estado. Os cadastros biométricos haviam sido interrompidos em 2020 por conta da pandemia de Covid-19.

O retorno da biometria no Ceará está sendo feito gradualmente pelo TRE-CE desde março de 2023. A medida facilita os serviços da Justiça Eleitoral e agiliza o alistamento, transferência, segunda via e revisão de dados. Confira como se cadastrar!

Retorno da biometria no Ceará: como se cadastrar

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) está retornando gradualmente o cadastro de biometria no estado, que havia sido interrompido em 2020 devido ao Covid-19.

A novidade impacta principalmente quem solicitou o alistamento eleitoral após a suspensão da biometria e as pessoas que não fizeram a revisão biométrica obrigatória. Além disso, a identificação de biometria aumenta a segurança nas votações eleitorais.

Para realizar o cadastro da biometria no Ceará, o interessado deve ir ao cartório eleitoral, postos e centrais de atendimento ao eleitor. O horário de atendimento é das 8h às 14h, e é preciso fazer um agendamento pelo site do TRE ou pelo Disque Eleitor (148).

Além disso, o interessado deve comparecer com documento de identificação oficial com foto, CPF, comprovante de residência e, se possuir, o título de eleitor.

Novidade: adolescentes de 15 anos já podem fazer o título eleitoral

Nesta segunda-feira, dia 8 de maio, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará determinou que adolescentes a partir dos 15 anos podem fazer o título eleitoral. No entanto, os votos podem ser feitos apenas a partir de 16 anos de idade.

Para requerer o título eleitoral, os interessados devem comparecer aos cartórios eleitorais, Postos e Centrais de Atendimento ao Eleitor do Tribunal Regional nos horários informados anteriormente.

E assim como o cadastramento da biometria, para ser atendido, antes o interessado deve realizar o agendamento no site do TRE-CE ou pelo Disque Eleitor (148).

Imagem: Reprodução / TRE-CE