Candidatos a prefeito renunciam candidaturas em municípios do Ceará; veja quais

Pelo menos quatro candidatos a prefeito de três municípios do Ceará renunciaram às postulações pelo Poder Executivo das cidades. Os casos ocorreram em Iguatu, Pacujá e Barreira, com pano de fundo envolvendo polarizações em torno de outros nomes que disputam o comando das administrações ou imbróglios judiciais que levaram à inelegibilidade de candidaturas.

Cidades do Ceará onde houve renuncia de candidatura

Iguatu

Em Iguatu, o anúncio foi feito na noite dessa segunda-feira (16) nas redes sociais do candidato Rafael Gadelha (PSD). Ele e seu postulante a vice, o vereador Bandeira Júnior (Avante), afirmaram que estavam deixando o pleito diante da polarização no município.

Rafael Gadelha e Bandeira Júnior compunham a chapa lançada para a sucessão do prefeito Ednaldo Lavor (PSD). Segundo Gadelha, o curto tempo de campanha foi um fator decisivo para a desistência. “A gente viu que, pelo tempo que fomos lançados candidatos, pelo tempo curto da campanha, que não conseguiria vencer a polarização que já estava posta em Iguatu”, afirmou.

Com a desistência, seis candidaturas ao Executivo permanecem em Iguatu: Sá Vilarouca (PSB), Ilo Neto (PT), Roberto Filho (PSDB), Capitão Helder (PL) e Augusto Correira (Mobiliza).

Pacujá

Já em Pacujá, as duas únicas candidaturas na cidade foram retiradas por decisão judicial. Trata-se do prefeito Raimundo Filho (PSB) e do vice-prefeito Zé Antônio Mão Calejada (União). Ambos foram eleitos juntos em 2020, mas romperam e disputavam o comando do Executivo em chapas opostas.

A Justiça cassou seus mandatos por compra de votos e abuso de poder nas eleições de 2020, tornando-os inelegíveis por 8 anos. A decisão foi proferida no dia 12 deste mês. A Corte determinou que a Câmara Municipal realize uma eleição suplementar indireta para escolher um novo gestor para um mandato-tampão até o fim do ano.

Na plataforma da Justiça Eleitoral, já consta o universitário Pedro Allan (PSB) como substituto de Raimundo Filho, com Milena Melo (PT) como vice. Zé Antônio Mão Calejada também nomeou um substituto: o agricultor João Paulo da Elma (Cidadania), com Lincelia (União) como vice.

Barreira

Em Barreira, o candidato Dr. Thiago Reges (Mobiliza) informou nessa segunda-feira sua saída do páreo. Em carta nas redes sociais, ele ressaltou que sofreu “perseguição”, mas pediu “tranquilidade” aos seus apoiadores. Na Justiça Eleitoral, sua candidatura consta como indeferida pela lei da inelegibilidade, ainda com prazo para recurso.

Todavia, Thiago decidiu renunciar, não recorrer, e prometeu anunciar até o final da semana qual candidato ou candidata irá apoiar nas eleições de Barreira. Com a desistência de Thiago, o município agora conta com cinco postulações ao Executivo Municipal: Dra. Auxiliadora (PSD), Alailson Saldanha (PT), Chaveirinho (PSB) e professor Hermes Dantas (PL).