Ceará deve sofrer nova onda de calor nos próximos dias
De acordo com o Clima Tempo, uma nova onda de calor deve atingir o estado do Ceará nos próximos dias. Segundo o órgão, o fenômeno provocará uma alta entre 3 °C e 5 °C nos termômetros de diversas regiões cearenses. Vale ressaltar que essa será a quinta vez consecutiva que a onda acontece no Brasil.
Saiba mais detalhes.
Nova onda de calor atinge o estado do Ceará nos próximos dias
O Instituto Clima Tempo prevê uma nova onda de calor atingindo o estado do Ceará a partir da próxima quinta-feira (14). Com isso, a Região do Cariri e parte do Sertão do Inhamuns e Centro-Sul terão temperaturas entre 3 °C e 5 °C mais altas do que o normal para o período, se estendendo até o dia 20.
Vale ressaltar que esse é o quinto mês consecutivo com registro de uma onda de calor no país, o que também aconteceu em agosto, setembro, outubro e novembro. Os estados de Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo serão impactados de forma mais intensa que as demais unidades.
De acordo com o Instituto Clima Tempo, a onda de calor é caracterizada por uma “sequência de dias ou até semanas em que as temperaturas em uma região ficam muito acima da média normal para uma determinada época”. O cenário se forma por causa de um bloqueio atmosférico.
Como se proteger da onda de calor?
Segundo a Organização Mundial da Saúde, há algumas recomendações para evitar os impactos das altas temperaturas previstas. Nesse sentido, é fundamental evitar, se possível, sair de casa nos horários mais quentes do dia e lembre-se de se hidratar constantemente. Além disso, tente evitar usar roupas pesadas.
Por fim, uma dica que pode ajudar é abrir as janelas durante a noite para esfriar o interior da sua casa.
Imagem: Reprodução/Freepik