Ceará oferece 11 mil vagas de qualificação profissional através do programa Criando Oportunidades

Na última segunda-feira (11), o governo do estado do Ceará anunciou 11.560 novas vagas de qualificação profissional por meio do programa Criando Oportunidades. A cerimônia, que aconteceu na capital Fortaleza, contou com a presença do governador cearense em exercício, Evandro Leitão.

Saiba mais detalhes sobre as oportunidades que estão sendo oferecidas pelo governo do estado.

Cerimônia marcou o anúncio das vagas de qualificação profissional

Através da Secretaria da Proteção Social (SPS), o governo do estado deve investir R$ 11,1 milhões para viabilizar as novas oportunidades de qualificação. Na solenidade, que aconteceu no Complexo Social Mais Infância do Cristo Redentor, o governador afirmou que o investimento é em cada cidadão cearense.

“Esse é o grande legado que podemos deixar: investir em capital humano. Estamos investindo em jovens, mulheres, em diversas pessoas que estão buscando capacitação para que possam alavancar sonhos para conseguir uma condição melhor. E uma vida digna também é buscar novas oportunidades”, afirmou.

Vale ressaltar que o Criando Oportunidades já capacitou mais de 45 mil cearenses nos últimos sete anos. O foco do programa são mulheres chefes de família cadastradas no Cadastro Único, jovens a partir dos 16 anos, trabalhadores em busca de emprego e ainda grupos considerados socialmente vulneráveis.

Onélia Santana, titular da SPS, explicou que “além da capacitação, essa pessoa também ganha um kit para iniciar seu trabalho caso cumpra a taxa mínima de frequência. Uma costureira, recebe uma máquina de costura. São várias áreas disponíveis para que a pessoa possa ganhar seu dinheiro e seguir sua vida.”

Antônio Gomes, de 56 anos, é morador do Cristo Redentor e um exemplo de pessoa que foi beneficiada pelo programa estadual. Na última segunda, começou um curso de salgados industriais e está partindo para sua quinta capacitação da iniciativa. “Sei que posso seguir aprendendo e me aperfeiçoando”, disse.

Explore mais notícias e artigos interessantes em nosso portal!

Imagem: Reprodução / Freepik