Ceará ou Pernambuco? Problema territorial gera dúvida entre moradores
Um conflito territorial entre dois municípios, um no Ceará e outro em Pernambuco, causa dúvidas nos moradores, que, de uma hora para outra, se tornaram residentes de outro estado. Com os dados do novo Censo que foram divulgados neste ano, cearenses foram identificados como sendo pernambucanos.
Saiba mais detalhes a respeito do impasse e entenda essa história.
Problema territorial entre duas cidades causa dúvidas entre moradores
Um conflito territorial entre as cidades de Salitre, no Ceará, e Ipubi, em Pernambuco, está deixando os moradores confusos sobre em qual estado estão vivendo. Nesse caso, o Ceará perdeu parte do território para Pernambuco e, por isso, muitos cearenses foram identificados como pernambucanos no Censo.
Vale ressaltar que a questão não envolve apenas os limites entre as duas cidades, mas também a divisa entre os dois estados. Nesse sentido, o impasse dificulta uma solução para o caso, que poderá inclusive parar na justiça.
Um dos pontos centrais da discussão é a Estrada do “Valado”, considerada um ponto de referência para os moradores, como sendo a divisa entre Salitre e Ipubi. No entanto, para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é responsável pelo Censo, a referência cartográfica utilizada é outra.
Além da identidade e pertencimento dos moradores, outra questão que está envolvida no impasse é a distribuição dos recursos públicos. Isso porque, em Salitre, há três escolas, um posto de saúde e uma praça que foram erguidos e estão funcionando com verba cearense. Pernambuco não investe na cidade.
O secretário de Administração e Finanças de Salitre, Heliomar Henis, afirma que o conflito ocorre desde 2007, quando “o IBGE fez a medição do estado georreferenciando e naquela época, eu não sei qual o motivo, adentrou no estado do Ceará, mais precisamente no município de Salitre, em 4 quilômetros”.
Explore mais notícias e artigos interessantes em nosso portal!
Imagem: Reprodução/Ismael Soares