Ceará registra aumento no consumo de combustíveis
De acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no ano passado, houve um aumento no consumo de todos os tipos de combustíveis no estado do Ceará. Entre as principais causas, estão a diminuição dos preços e a melhora da atividade econômica.
Saiba mais detalhes a respeito dos dados.
Em 2023, cresceu o consumo de combustíveis no estado do Ceará
Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em 2023, houve um crescimento no consumo de combustíveis no Ceará. No caso da gasolina comum, a alta foi de 6,65%, passando de 1,430 milhão de metros cúbicos vendidos em 2023 para 1,526 milhão no ano passado.
Já em relação ao etanol, o crescimento foi ainda mais expressivo, de 24,8%, com 147 mil metros cúbicos vendidos nos postos de gasolina cearenses. Por fim, o salto do diesel no estado foi de 4,11%, passando de 1,095 milhão de metros cúbicos comercializados em 2022 para 1,140 milhão em 2023, segundo a ANP.
Nesse sentido, para a economista e professora de MBAs da Fundação Getúlio Vargas, Carla Beni, o aumento no consumo pode ser explicado por dois fatores: a queda no preço do diesel, inédito depois da pandemia, além da melhora da economia brasileira, que alcançou quase 3% de crescimento em 2023.
“Pela primeira vez depois da pandemia, o etanol apresentou queda expressiva e isso levou a um aumento no volume de venda, lembrando que o etanol compõe parte da gasolina, então foi uma questão importante. O ponto mais abrangente, para o país todo, é a melhora das condições econômicas”, disse.
Ainda segundo ela, a diminuição do desemprego também auxiliou nesse cenário. “Isso representa um volume de pessoas empregadas e uma massa salarial mais robusta. Assim, temos mais emprego e renda na economia”.
Imagem: Reprodução/Agência Brasil