Ceará tem 25 cidades vivendo em situação de seca e estiagem; confira lista
De acordo com um estudo feito pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), 25 municípios no estado do Ceará estão em situação de seca ou estiagem, enfrentando os mais diversos problemas como a falta de água. Além disso, parte do território cearense está em alerta para o processo de desertificação. Saiba mais detalhes a respeito da situação.
Dezenas de cidades cearenses estão em situação de seca ou estiagem
Um levantamento realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) indica que há 25 municípios no estado do Ceará em situação de seca ou estiagem por causa da falta de chuvas na região. No primeiro caso, estão quatro municípios, mas a maioria deles encontra-se em um cenário de estiagem.
Cidades em situação de seca:
- Araripe;
- Campo Sales;
- Madalena;
- Quiterianópolis.
Em situação de estiagem:
- Acopiara;
- Boa Viagem;
- Caridade;
- Caucaia;
- Choró;
- Crateús;
- Deputado Irapuan Pinheiro;
- Independência;
- Irauçuba;
- Itapajé;
- Itapipoca;
- Itatira;
- Jaguaretama;
- Jaguaribara;
- Milhã;
- Mombaça;
- Paramoti;
- Pedra Branca;
- Potiretama;
- Quixadá;
- Saboeiro;
- Solonópole.
Vale ressaltar que essa falta de chuva tem provocado diversos problemas e desafios para os moradores de todas essas cidades. Entre eles, destaca-se a ausência de água para consumo tanto humano quanto animal, a redução da produção agrícola, além do fechamento das oportunidades de trabalho existentes.
Nesse sentido, o governo do estado do Ceará já anunciou medidas com o objetivo de atender às necessidades dos municípios atingidos pela seca e pela estiagem. Entre elas, estão a distribuição de água por caminhões-pipa, a instalação de poços artesianos e a liberação de recursos financeiros para a agricultura.
Apesar disso, as medidas anunciadas pelo governo estadual ainda são insuficientes para resolver todos os problemas vivenciados pela população cearense com a falta de chuvas. Nesse sentido, é importante a criação de políticas públicas de qualidade para resolver de uma vez por todas a questão da seca no Ceará.
Imagem: Reprodução/Freepik