Evento para celebrar Mês da Consciência Negra é anunciado na Bahia
A Prefeitura de Salvador está organizando um evento para celebrar o Mês da Consciência Negra. De acordo com informações, a comemoração deverá acontecer no dia 26 de novembro.
Além disso, a prefeitura da capital baiana está organizando diversas iniciativas municipais e privadas para que o mês de novembro seja repleto de afroturismo, como festivais de cinema e gastronômicos para valorizar a cultura negra.
Eventos para celebrar o Mês da Consciência Negra na Bahia
De acordo com dados preliminares, em novembro de 2023 deve acontecer um evento para celebrar o Mês da Consciência Negra em Salvador, no dia 26 de novembro.
Apesar de não estar confirmado, o evento deve ser um carnaval afro, realizado pela Liga dos Blocos Afro e será uma celebração grandiosa na capital baiana.
A prefeitura de Salvador vem organizando iniciativas municipais e privadas para exaltar a cultura negra no mês de novembro. Além do AfroPunk, a cidade terá eventos gastronômicos e de cinema para exaltar a cultura negra.
No ano passado, em 2022, Salvador contou com eventos de música, teatro, dança e exposições para celebrar o Mês da Consciência Negra.
Por que novembro é o Mês da Consciência Negra?
No Brasil, o Dia da Consciência Negra é celebrado no dia 20 de novembro, mas durante todo o mês é comemorado e exaltado a cultura afro por todo o país.
A data da Consciência Negra foi escolhida, pois 20 de novembro de 1695 marca a data da morte do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi dos Palmares.
De forma resumida, o Quilombo dos Palmares era formado por escravos fugidos das lavouras de cana-de-açúcar de Pernambuco. A fuga dessas pessoas e a formação dos Quilombos foi uma das práticas de resistência mais utilizadas pelos escravizados do Brasil.
Zumbi dos Palmares era o líder do Quilombo dos Palmares e virou um grande símbolo de luta dos negros contra a escravidão no Brasil.
Imagem: German Maldonado/TV Bahia