Mortes por chikungunya no Ceará causam preocupação; veja dados
O número de mortes por chikungunya no Ceará nas últimas décadas gerou preocupação. O estado é o mais atingido do Brasil e o país apresenta os maiores índices de casos na América. A doença é ocasionada pelos mosquitos da espécie Aedes aegypti e Aedes albopictus.
O número de casos de chikungunya no país já ultrapassou a marca de 1,2 milhões. Desde as primeiras ocorrências o Ceará é o estado que mais registrou a doença no país. Esses dados são baseados na pesquisa epidemiológica publicada pela revista The Lancet Microbe, no dia 06 de abril, quinta-feira.
Ceará é o estado com maior número de casos de chikungunya do Brasil
De acordo com um estudo de pesquisadores brasileiros, americanos e britânicos, o Ceará é o estado brasileiro com maior número de casos da doença chikungunya, são pelo menos 77.418 registros.
As maiores ondas da doença foram em 2016, 2017 e 2022, o que ocasionou mais mortes por chikungunya do que por dengue. O Ceará preocupa com registro de 1,3 óbito a cada mil casos diagnosticados.
Além disso, entre os países americanos, o Brasil é o que mais possui casos de chikungunya, somando 1,2 milhões de casos da doença. Até o momento não existem vacinas ou medicamentos para prevenção e tratamento da infecção pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus.
O estudo publicado na revista The Lancet Microbe ainda revela que chikungunya mais que dobrou durante o primeiro trimestre de 2023 em comparação ao mesmo trimestre de 2022.
Conclusão do estudo sobre chikungunya no Brasil para os próximos meses
Segundo os pesquisadores do estudo, enquanto nenhuma intervenção for implementada, as epidemias de chikungunya continuarão ocorrendo e causarão mortes por conta da disseminação e recorrência do vírus.
O estudo também revelou que a chikungunya afeta principalmente as mulheres, e supõe-se que seja pelo tempo maior em que elas ficam em casa, uma vez que é nesses locais que as infecções ocorrem com maior frequência.
Esses dados podem ser usados pela saúde pública do Brasil para tomada de decisões sobre o controle e a prevenção da doença.
Imagem: jcomp / freepik.com