Previsão de chuva para os próximos dias na Bahia

Em abril de 2023, a capital baiana, Salvador, teve chuvas abaixo da média. A expectativa era de 284,9 mm, mas o resultado mensal foi de 195,7 milímetros. Esse número representa uma queda de 31% na média histórica.

Segundo previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os próximos dias serão de chuva em Salvador. Confira!

Previsão do tempo para os próximos dias é de chuva em Salvador

Na semana passada, diversas ruas de Salvador ficaram alagadas por conta das fortes chuvas, além de deslizamentos de terra, árvores caídas e demais transtornos aos moradores.

Até o dia 7 de maio, foram registradas 21 ocorrências na capital baiana, principalmente ameaças de desabamentos, deslizamentos de terra e infiltrações.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão do tempo para os próximos dias é de chuva em Salvador. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) alertou sobre o risco de alagamentos e deslizamentos de terra por conta da continuidade do tempo instável.

No sul da Bahia, a previsão também é de pancadas de chuvas fortes nos próximos dias. A Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) tem trabalhado intensamente para auxiliar os moradores das regiões mais afetadas do estado.

Além disso, kits de ajuda humanitária estão sendo distribuídos para as populações. Ao todo, foram entregues mais de 1.500 colchões, cobertores, lonas plásticas, água e mais de 34 toneladas de alimentos.

De acordo com o Climatempo, até o dia 11 de maio, as regiões próximas a Salvador devem acumular 50 milímetros de chuva. A partir de quinta-feira, o tempo chuvoso deve ter menor intensidade.

Como agir durante chuvas intensas

A Defesa Civil da Bahia orienta sobre alguns cuidados em caso de chuvas intensas, confira!

  • Saia imediatamente de locais em caso de inundações, desabamentos e soterramentos, etc.;
  • Tenha lanternas e pilhas sempre disponíveis;
  • Desligue os aparelhos elétricos da energia;
  • Se estiver na rua, não se abrigue embaixo de árvores;
  • Não atravesse ruas alagadas ou com enxurradas.

Imagem: Reprodução/Freepik