Temporal deixa rastro de destruição na Bahia

Desde o feriado de Tiradentes, dia 21, a Bahia vem sofrendo com fortes chuvas, ocasionando deslizamentos de terra e alagamentos. Segundo a Secretaria da Infraestrutura do estado, várias pontes e estradas foram interditadas.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés (PDT), vai assinar nesta segunda-feira, dia 24, a autorização para a construção de moradias na cidade de Itabuna, no sul da Bahia.

Fortes chuvas no sul da Bahia

Completou um ano que as cidades do sul e extremo sul da Bahia spfreram com as fortes chuvas. Na época, mais de 30 mil pessoas perderam suas casas e mais de 20 morreram por conta dos temporais.

Neste ano de 2023, a chuva intensa se repete e vêm causando os mesmos problemas na região. Várias cidades da Bahia registraram deslizamentos de terra, alagamentos e enchentes. Os municípios de Ilhéus e Santa Cruz da Cabrália declararam estado de emergência.

Na última quarta-feira, dia 19 de abril, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou sobre o avanço de uma frente fria que deixaria o tempo instável com aumento da nebulosidade na Bahia.

Além disso, o cenário também se deve à circulação dos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico. Segundo a previsão do tempo, os próximos dias ainda serão de chuva no sul da Bahia.

A Defesa Civil deixa o alerta que em caso de riscos de desabamentos e enchentes o órgão deve ser acionado pelo telefone (73) 99922-4391 e, no caso de emergências, o SAMU pelo 192 e os bombeiros pelo 193.

Aprovada a construção de moradias em Itabuna

Nesta segunda-feira, dia 24, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, assinou a ordem de serviço para a construção de 696 residências para as famílias que perderam suas casas por conta das fortes chuvas em Itabuna, na Bahia.

O Governo Federal investirá R$ 82,9 milhões às margens do Rio Cachoeira e região. 

Imagem: Reprodução / BBC News Brasil