Próximos meses devem ser chuvosos em Pernambuco! Confira previsão do INMET

Tradicionalmente, o mês de junho traz uma temporada de chuvas para Pernambuco. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), os próximos três meses devem ser de normalidade.

Além disso, as áreas do Sertão do Pajeú, Araripe e São Francisco terão um período de ausência de chuva. Assim como nos outros anos, devem seguir o padrão climatológico.

Chuvas em Pernambuco para os próximos meses

A partir do dia 21 de junho, começa oficialmente o inverno em Pernambuco e no Brasil. Essa estação do ano costuma trazer um período chuvoso para o estado e diversas regiões já estão registrando grande acúmulo de chuva.

Os meses de junho, julho e agosto são conhecidos tradicionalmente por serem o período de mais chuvas em Pernambuco.

Neste ano, não é diferente, mas especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) informaram que a quantidade de chuva para esse período estará dentro da normalidade.

Na faixa litorânea do estado de Pernambuco, o acúmulo de chuva deve seguir o padrão climatológico e, no Agreste e na Zona da Mata, deve ficar dentro da normalidade ou abaixo dela.

Já as demais regiões do estado de Pernambuco, como a região Central e Oeste, devem passar por um período de seca.

Confira a previsão de acumulado médio de chuvas, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC), para os próximos meses em Pernambuco:

  • Região metropolitana: 650 mm;
  • Zona da mata: 500 mm;
  • Agreste: 300 mm.

Na última segunda-feira, a prefeitura de Recife, divulgou um alerta de “estado de atenção” na cidade por conta das chuvas. Afinal, foram identificados alguns pontos de alagamentos e chances de deslizamentos de terra na região.

Até o momento, as chuvas foram moderadas na capital de Pernambuco. A população pode acompanhar a previsão do tempo através da Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC) ou pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Ambos indicam constantemente os alertas de chuvas para todas as regiões do estado.

Imagem: Reprodução/Freepik