Governo anuncia medidas para enfrentar 14 pontos de alagamento em Marabá (PA)

Pelo menos 1600 famílias foram atingidas por enchentes no Marabá, no estado do Pará, e 500 estão alojadas em abrigos. O governo anunciou medidas para ajudar os moradores nos 14 pontos de alagamento.

A prefeitura decretou estado de emergência na cidade de Marabá após o nível do rio atingir cerca de 11 metros.

Força-tarefa para atingidos de Marabá

O decreto de estado de emergência foi publicado na segunda-feira, dia 20 de março. A prefeitura da cidade está construindo pontos de abrigo para as pessoas atingidas pela enchente.

O decreto tem vigência de 90 dias, e agora a Defesa Civil convoca voluntários e arrecadação de insumos para apoiar a região. Além disso, os profissionais estão autorizados a entrar em residências para prestar socorro e determinar evacuação de áreas de risco.

O Rio Tocantins chegou ao nível de 11 metros durante essa semana, causando alagamentos por toda a cidade por conta do entupimento de bueiros, que foi causado pelo acúmulo de lixo e terra, somados às chuvas intensas.

O governador do estado do Pará, Helder Barbalho (MDB), visitou as cidades juntamente com os responsáveis para realizar a entrega de comidas, colchões, kits de higiene, etc.

Materiais para a construção de abrigos também foram encaminhados para a região, além da instalação de banheiros químicos nos locais e distribuição de água potável.

As famílias atingidas foram cadastradas no programa “Recomeçar”, que oferece um salário mínimo por mês para apoiar na reaquisição de bens e materiais perdidos pelas chuvas.

A Defesa Civil de Marabá está agendando caminhão para transporte das famílias

Só nesta quarta-feira, 13 caminhões se deslocaram para fazer a mudança das famílias atingidas para os abrigos, e pelo menos 60 homens da Defesa Civil, Exército e Corpo de Bombeiros estão auxiliando na operação.

Segundo o coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), Marcos Andrade, 700 abrigos serão construídos para alojar os moradores de Marabá atingidos pelas chuvas. 

Imagem: Reprodução / Prefeitura de Marabá