Cidade da Bahia é a que mais perde jovens no Brasil
De acordo com dados do Censo Demográfico de 2022, o município de Caatiba, no Centro-Sul da Bahia, é o que mais perde jovens em todo o território brasileiro. Entre as principais causas, estão a baixa taxa de fecundidade e processos migratórios. Vale ressaltar que o envelhecimento é observado em todo o país.
Saiba mais detalhes.
Caatiba é a cidade brasileira que mais perde jovens
Segundo dados do Censo Demográfico de 2022, analisados pelo Valor Econômico, o município de Caatiba, no Centro-Sul da Bahia, é o que mais envelheceu nos últimos 12 anos. Isso porque, desde 2010, o número de pessoas com até 14 anos diminuiu 62% no município baiano, que tem 6,2 mil habitantes.
Nesse sentido, para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as principais causas do envelhecimento da população são a baixa taxa de fecundidade e os processos migratórios intensos. No entanto, o Censo identifica que a população brasileira como um todo também está ficando mais velha.
De acordo com o levantamento, a queda da população de 0 a 14 anos em municípios de até 50 mil habitantes acontece em um ritmo de dois dígitos. Em comparação com o último Censo, realizado em 2010, foi observada uma redução de 21% nessa população em cidades com até 10 mil habitantes.
“As mulheres vão tendo menos filhos. É como se fosse uma locomotiva que precisa de combustível para andar. Se não tem nascimento, começa a reduzir a população”, afirma José Marcos Pinto da Cunha, pesquisador do Núcleo de Estudos de População da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Além disso, José Irineu Rangel Rigotti, que integra o Departamento de Demografia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), afirma que “o Brasil inteiro está envelhecendo muito rapidamente. A característica desse envelhecimento é, justamente, a diminuição da população de crianças”.
Imagem: katemangostar/Freepik