Cidade de Pernambuco pode ter aumento de quase 40% nos salários do prefeito, vice-prefeito e vereadores

A Câmara de Vereadores de Toritama, situada no Agreste de Pernambuco, criou um projeto de lei que determina um aumento de quase 40% nos salários do prefeito, vice-prefeito e vereadores da cidade. Com a mudança, que passaria a valer a partir de 2025, cada parlamentar poderia ganhar mais de R$ 10 mil.

Saiba mais detalhes.

Câmara de Toritama deve decidir o aumento do salário dos vereadores

O projeto de lei que aumenta o salários de políticos de Toritama, se aprovado, faria com que a remuneração dos vereadores passasse de 7.508,88 para 10.432 a partir de fevereiro de 2025. Já no caso do prefeito e vice-prefeito, chegaria a aproximadamente R$ 25 mil e 18 mil, respectivamente.

Vale ressaltar que a possibilidade do aumento ser aprovado gerou debates polêmicos na cidade pernambucana, principalmente por conta da forte crise econômica que está sendo vivida pelos municípios do Agreste Pernambucano, de acordo com a Associação Municipalista de Pernambuco.

“Me coloco contrária ao PL do aumento de 40% do subsídio, pois no momento econômico que a gente vive, onde a AMUPE solicita que os municípios declarem calamidade pública pela falta de orçamento”, disse a vereadora Carol Gonçalves (MDB), da oposição.

Por outro lado, o primeiro Secretário da Câmara de Vereadores de Toritama, Derivaldo José da Silva, é favorável. “Sou a favor do nosso aumento, pois somos regido por o subsídio de 30 por cento dos deputados estaduais. E por lei automaticamente o nosso aumenta. Em resolução do STF”, explicou.

Já a prefeitura da cidade afirmou que os salários do prefeito e do vice não são alterados desde o ano de 2017 e que, apesar da remuneração dos secretários já ter sido ajustada em 2020, o reajuste não foi de autoria do município. Lembrando que o projeto de lei ainda precisa ser analisado pelos parlamentares.

Imagem: Reprodução/Freepik