Cidade do Ceará poderá ter gratuidade do transporte público; saiba mais

Na última segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Fortaleza, no Ceará, recebeu um projeto de lei que determina a implementação do Passe Livre Estudantil. Se a nova proposta for aprovada, a capital cearense será mais uma no Brasil que possui isenção do pagamento de tarifas aos usuários do transporte coletivo. Saiba mais detalhes.

Gratuidade do transporte público pode se tornar realidade em Fortaleza

O projeto de lei enviado aos vereadores da capital cearense, inicialmente, prevê que essa isenção do pagamento seja destinada apenas aos estudantes. No entanto, há uma expectativa dos políticos da cidade para que outros segmentos da população sejam incluídos no benefício de forma gradual.

Nesse sentido, vale ressaltar que, desde 2011, o avanço da tarifa zero nas cidades cearenses tem sido bastante lento. Hoje somente quatro municípios da Região Metropolitana de Fortaleza estão na lista de aderência à isenção do pagamento das tarifas, como é o caso de Maracanaú. No Brasil, são 60 cidades.

Outras cidades cearenses com gratuidade

Um dos casos é o município de Caucaia, que é a maior localidade do país a oferecer o benefício aos usuários do transporte coletivo. A iniciativa “Bora de Graça” foi implementada em 2021 e atende a cerca de 2 milhões de usuários por mês. A prefeitura investe R$ 3 milhões por mês para o custeio do transporte.

Além disso, outro caso é da cidade de Eusébio, a primeira a decretar a gratuidade no estado do Ceará e também nas regiões Norte e Nordeste. Por volta de 120 mil passageiros são transportados mensalmente e de forma gratuita. Segundo a prefeitura, o investimento representa menos de 1% dos recursos totais.

Por fim, a cidade cearense de Aquiraz também determinou o passe livre no transporte coletivo não apenas para os estudantes, mas para todos os seus moradores. A iniciativa foi aplicada em 2018 e o custeio do transporte acontece por meio do orçamento disponível na Secretaria de Infraestrutura da cidade.

Imagem: Reprodução/Prefeitura de Maracanaú