Cidade do Ceará registra a maior temperatura do Brasil

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com 40,5ºC, a cidade de Jaguaribe, no estado do Ceará, registrou a maior temperatura do Brasil no último domingo (3). Vale ressaltar que, neste momento, diversos municípios do estado nordestino estão passando por situações de seca e estiagem. Saiba mais detalhes a respeito do marco para o município cearense.

Maior temperatura do domingo foi registrada em cidade do Ceará

No último domingo (3), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade de Jaguaribe, no estado do Ceará, registrou a maior temperatura do Brasil, com os termômetros marcando 40,5ºC. Lembrando que essa temperatura faz referência ao pico do dia, que foi identificado por volta das 15h.

Outros destaques atrás de Jaguaribe são Porto Murtinho (MS), com 39,6ºC; Seridó (RN), com 39,6ºC; Caíco (RN), com 39,2ºC; e Ibotirama (BA), com 39ºC. Já em relação à umidade relativa do ar, o município de Morada Nova registrou somente 19%, que é, portanto, uma das menores taxas de umidade no domingo.

Estado do Ceará em alerta

De acordo com um estudo do Ministério do Desenvolvimento Regional, o estado conta hoje com quatro cidades em situação de seca e outros 22 em estiagem. Nesse sentido, o primeiro cenário foi identificado pelo relatório nos municípios cearenses de Araripe, Campos Sales, Madalena, além de Quiterianópolis.

Já os casos de estiagem foram registrados nas cidades de:

  1. Acopiara;
  2. Boa Viagem;
  3. Caridade;
  4. Caucaia;
  5. Choró;
  6. Cratéus;
  7. Deputado Irapuan Pinheiro;
  8. Independência;
  9. Irauçuba;
  10. Itapajé;
  11. Itapipoca;
  12. Itatira;
  13. Jaguaretama;
  14. Jaguaribara;
  15. Milhã;
  16. Mombaça;
  17. Paramoti;
  18. Pedra Branca;
  19. Potiretama;
  20. Quixadá;
  21. Saboeiro;
  22. Solonópole.

Além disso, um outro alerta importante, segundo um estudo da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, é destinado aos 11% do território do estado que se encontram em um processo de desertificação. Nesse sentido, a macrorregião do Jaguaribe, Inhamuns e Irauçuba são os principais destaques.

Imagem: Reprodução/Freepik