Cidade do Ceará registra maior temperatura da série histórica do estado
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, uma cidade do Ceará marcou, na última terça-feira (31), a maior temperatura já registrada no estado. Segundo especialista, os picos de calor são bastante comuns neste período do ano. Em 2023, há também a atuação do fenômeno El Niño. Saiba mais detalhes.
Município cearense bate o recorde de maior temperatura do estado
Na última terça-feira (31), a cidade de Jaguaribe, no Ceará, alcançou a maior temperatura já registrada no estado, 41,9°C, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos. O município desbanca Barro, na Região do Cariri, que registrou, em outubro de 2022, 41,7 °C, a maior até então.
Além disso, de acordo com o órgão, somente no mês de outubro de 2023, foram registrados 16 picos de calor no Ceará. Os destaques são as cidades de Jaguaribe, Barro e Crateús. O número é bastante expressivo, já que, em outubro do ano passado, foram apenas dois registros acima dos 40ºC.
Segundo o meteorologista Lucas Fumagalli, geralmente é comum que os picos de calor aconteçam nesta época do ano, no estado do Ceará. Isso, porque há uma escassez de chuvas entre os meses de agosto e novembro.
“Dessa forma, os maiores valores de temperatura, e os menores valores de umidade relativa do ar, ocorrem nesta época. Em 2023, no entanto, o número de dias com temperatura maior ou igual a 40°C, entre agosto e outubro, está muito maior do que o observado no mesmo período do ano passado”, pontua o meteorologista.
Também vale ressaltar que, neste ano, há a atuação do fenômeno El Niño, que tem colaborado com o aumento do calor na superfície terrestre. Por outro lado, no ano passado, as condições eram outras, uma vez que atuava o evento La Niña no Ceará, ampliando as precipitações e diminuindo as temperaturas.
Imagem: Reprodução/Freepik