Cidade do Ceará terá transmissão da Nasa de eclipse neste sábado (14)
No próximo sábado, um eclipse poderá ser observado em parte do país e uma cidade cearense receberá uma equipe da Nasa para uma transmissão. Vale ressaltar que, para observar o fenômeno, será preciso tomar alguns cuidados, como, por exemplo, evitar olhar diretamente para o eclipse para não desenvolver cegueira. Saiba mais detalhes.
Nasa deve transmitir eclipse diretamente da cidade de Juazeiro do Norte
A agência espacial americana deve enviar uma equipe para Juazeiro do Norte, cidade no interior do estado do Ceará, para uma transmissão ao vivo do eclipse, que poderá ser observado no próximo sábado (14). Haverá colaboração do Observatório Nacional e também do Planetário Rubens de Azevedo.
O último fenômeno desse tipo aconteceu em 1995 e o próximo só poderá ser visto daqui a 44 anos. Neste ano, as regiões Norte e Nordeste foram mais privilegiadas, já que o eclipse será total. Por outro lado, em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, ele será parcial.
De acordo com Lauriston Trindade, da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, o eclipse parcial acontece quando apenas uma parte do sol é coberta pela lua. Já no fenômeno total, o satélite terrestre cobre totalmente o sol. Há também o anular, quando a lua passa em frente ao sol.
“Ela encaixa no sol, mas fica uma borda como se fosse um anel luminoso ao redor, que é justamente a parte do sol que a lua não conseguiu cobrir’, disse o astrônomo amador. O momento da anularidada vai ser curtinho. Em algumas regiões aqui do Brasil deve durar no máximo cinco minutos”, ressalta Trindade.
No fenômeno deste sábado, é recomendado que só olhe diretamente para ele com um óculos de proteção e nunca a olho nu para não causar nenhum problema na visão. A previsão é que o eclipse tenha duração de três horas e o seu momento máximo aconteça por volta das 16h43, no estado do Ceará.
Imagem: Reprodução/NASA