Cidade do norte da Bahia registra tremor de terra

Na última segunda-feira (25), uma estação sismológica de um município baiano registrou um tremor de terra. De acordo com autoridades da região, ninguém ficou ferido com a situação. O laboratório responsável pelo registro seguirá monitorando as atividades sísmicas no estado da Bahia e no Nordeste. Saiba mais detalhes sobre o caso.

Tremor foi registrado durante o período da noite da última segunda-feira

As estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foram as responsáveis pelo registro de um tremor de terra na região do município de Jaguarari, no norte do estado da Bahia. O fenômeno aconteceu às 23h28 da última segunda-feira (25).

De acordo com o laboratório, a magnitude preliminar dessa atividade sísmica foi calculada em 2.6 mR. Vale ressaltar que, de acordo com as autoridades da região, ninguém ficou ferido durante o tremor de terra.

Lembrando que o Laboratório Sismológico da UFRN seguirá monitorando todos os eventos sísmicos que acontecerão no estado da Bahia e em todo o Nordeste. No final de agosto, por exemplo, a instituição registrou 9 tremores de terra de baixa intensidade na cidade baiana de Jaguarari, em um único dia.

O que são tremores de terra?

É importante ressaltar que os tremores de terra são causados pelo deslocamento das placas tectônicas, ou seja, dos grandes blocos rochosos do planeta Terra. Esse fenômeno libera força e pressão, causando tremores. A atividade acontece em diferentes profundidades, influenciando no seu poder de destruição.

Nesse sentido, vale pontuar que, a depender da sua intensidade, os tremores são capazes de causar grande destruição, ocasionando perdas materiais e humanas. Apesar disso, o Brasil, por causa da sua localização geográfica específica, não costuma registrar terremotos considerados de grande magnitude. Até hoje, o tremor de terra mais intenso foi registrado em 1755, na cidade de Lisboa, capital de Portugal.

Imagem: Reprodução/Freepik